Fórum Resolução do vídeo #282016

18/05/2005

0

Pessoal,

Tenho vários usuários que utilizam a resolução de vídeo diferente (uns usam 640x480, 800x600, 1280x960, etc.). Há alguma forma de fazer com que as telas do Delphi se ajustem automaticamente à resolução utilizada na máquina (ou talvez com a ação do usuário, alguma opção no menu). Por exemplo, eu fiz um form em quando é aberto é ocupada toda tela,
qd. desenhei a tela utilizava a resolução 800x600, mas agora estou utilizando a resolução 1280x960 e qd. abro o programa o form é aberto ocupando toda a tela, mas fica uma parte do form com espaço vazio, como se estivesse sobrando o espaço.
Pesquisei e algumas pessoas qd compilam o programa, fazem isso com a menor resolução (640x480), testei mas não fica muito legal. O que poderia fazer?

Obrigada.

Barbara.michele

Barbara.michele

Responder

18/05/2005

Nerdex

Olá Bárbara;

Eu te mostro como faz ... mas é bom saber também que o tamanho de monitores nada interfere e o correto neste caso é compilar seu projeto na resolução 600x800... Porque isso? ... porque o escalamento funciona perfeitamente para ´aumento´ ou seja, ´contruí meu proj. em 600x800 e o cliente usa 1280x960´ ... assim é beleza ... já o INVERSO disto é um erro desastroso e não é aconselhado a implementação para ´diminuição´ poendo causar imperfeições visuais nos objetos e especiamente em fontes de texto...

Com este pequeno código vc resolve seu problema

{$R *.dfm}

const
ScreenWidth: LongInt  = 800;
ScreenHeight: LongInt = 600;

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
if (screen.width <> ScreenWidth) then
height:=longint(height) * longint(screen.height) DIV ScreenHeight;
width:=longint(width)   * longint(screen.width)  DIV ScreenWidth;
ScaleBy(screen.width, ScreenWidth);
end;

bjus

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar