Fórum Restringir acesso ao usuario #210831

31/01/2004

0

Tenho um formlogin com 2 edit (login e senha) com 2 botões (Ok e cancelar.
Tenho uma tabela (tabelausuario) com os campos: Codigo, Login, Senha
O que eu queria era acrescentar ao meu codigo abaixo uma maneira de restringir o usuario a acessar determinados form´s do meu projeto, eu sei que a maneira mais facil e acrescetar a minha tabela um campo nivel
Mais eu queria saber que type e o tamanho do campo nivel e como ele ficaria defenido no codigo abaixo

Ah! Se for possivel alguma dica de como colocar tambem tentativas de acesso do jeito que esta ai ele so da uma tentativa de acesso se errar a senha ele pula fora.

Detalhe eu não sei como fazer isso, esse codigo já foi uma dica que eu peguei e que esta funcionando perfeitamente dentro dessas restrições, então eu gostaria adapitar tudo a acesso codigo

1º No botão OK tem o seguinte
procedure Tformlogin.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
if not tabelaUsuario.Locate(´senha;login´,vararrayof([editsenha.Text,editusuario.text]),[]) then
begin
Application.MessageBox(´Ops! Usuario e/ou senha não autorizados!´,´Atenção!´,mb_iconStop+mb_ok);
editsenha.clear;
editusuario.SetFocus;
editusuario.SelStart:=0;
exit;
end
else
begin
fechar:=1;
close;
end;

Obrigado espero ter sido claro

Wagner

Wagner

Responder

31/01/2004

Orlandotosta

Olá

Vc pode controlar o acesso aos usuarios usando este componente OTLib Security, programaçao quase zero, basta apenas colocar o componente no form principal e pronto.

detalhes:
www noclop hpg ig com br/OTLib.html

Grande Abraço

Tosta

Responder

Gostei + 0

31/01/2004

Wagner

Obrigado pela dica, em uma proxima aplicação vou tentar usar esse componente, mais para esse problema eu queria tentar resolver dentro do codigo que eu coloquei :D agradeço

Responder

Gostei + 0

31/01/2004

Vinicius2k

Wagner,

veja este tópico http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=33326

nunca utilizei este componente, mas já ouvi boas referências sobre ele... além do mais é do nosso colega QmD...

T+

Responder

Gostei + 0

01/02/2004

Edilcimar

eu utilizo no cadastramento dos usuários diversos checkbox onde diz que parte do programa ele pode acessar (dá trabalho para fazer) e para acessar cada uma das partes do programa ele tem que fazer um login(é chato mas eficiente)

Responder

Gostei + 0

01/02/2004

Wagner

:lol: Olá colegas muito obrigado pelas sugestões, mais ainda não consegui resolver o meu problema (como disse ainda sou iniciante) aquelas coisas todas do topico passado eu ainda vou ter que estudar para tentar entender e usar na proxima aplicação, como eu disse eu queria resolver esse problema em cima do eu já fiz :cry: se for possivel :roll:

1º No botão OK tem o seguinte
procedure Tformlogin.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
if not tabelaUsuario.Locate(´senha;login´,vararrayof([editsenha.Text,editusuario.text]),[]) then
begin
Application.MessageBox(´Ops! Usuario e/ou senha não autorizados!´,´Atenção!´,mb_iconStop+mb_ok);
editsenha.clear;
editusuario.SetFocus;
editusuario.SelStart:=0;
exit;
end
else
begin
fechar:=1;
close;
end;

:D Alguem pode me ajudar?

Responder

Gostei + 0

01/02/2004

Wagner

Ninguem???????

Responder

Gostei + 0

02/02/2004

Vanius

Ola Fera.

Utilizo campos booleanos para cada ´tipo´ de acesso. Ex. Administrador, Financeiro, Relatorios, Consultas, Cadastros.
Desta forma minha tabela de usuarios fica + - assim:
CodUsuario INT
Login VARCHAR(15)
Senha Varchar(10)
Administrador BOOLEAN
Financeiro BOOLEAN
AcessoAoSistema Boolean

Desta forma faço a tela de login = a sua.
Ao clicar em OK, verifico a senha e caso esteja correta faço as verificações:
if Acesso = false then
begin
Mensagem(´Acesso negado´);
abort;
...
end;

ja nas telas do sistema faço o seguinte.Ex.
if Financeiro = false then
begin
Mensagem(´Acesso negado´);
abort;
...
end;

Seria super simples de vc alterar seu banco de dados e o código a acrescentar seria pequeno.

Qualquer dúvida é so perguntar.
Abraços,

Vanius

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar