PAGUE 6 MESES
LEVE 12 MESES
GARANTIR DESCONTO

Fórum Resultado de consulta em tabelas #467133

16/01/2014

0

Faz tempo que não trabalho com Delphi e Access, e estou com um dúvida.

Vou resumir as tabelas:

Existem 3: Proprietários, Endereço e Veículos.

A lógica das relações na funcionalidade do programa seria: O proprietário pode ter apenas um endereço e pode ter mais de um veículo em seu nome. Então as tabelas (vou colocar apenas alguns campos) estão assim:

tabela proprietario
id_prop (chave primária)
id_end (chave estrangeira)
nome
cpf

tabela endereco
id_end (chave primaria)
rua

tabela veiculo
id_veic (chave primaria)
id_prop (chave estrangeira)
marca

Está sendo usando um Datamodule com 3 adoquery: ADOQprop, ADOQend, ADOQveic.

O formulário de consulta tem 1 DBgrid, 1 Button, 1 Edit e 1 DataSource que não está ligado a nada.

O que tem que ser feito é: informar o CPF do proprietário no Edit e retornar no DBgrid os dados deste proprietário, junto com o seu endereço na tabela endereço e os veiculos que possuam o seu id, ou seja tem que retornar campos que tenham relação nas 3 tabelas no mesmo DBgrid.

No Mysql eu faço agora no Access no quebrando a cabeça.

Preciso saber como ficaria a forma de fazer essa consulta e que componentes devo usar, ADOquery, ClientDataSet, DataSource etc...

Se alguém puder dar uma ajuda agradeço.
Ricardo

Ricardo

Responder

16/01/2014

Ricardo

Bom pessoal, já resolvi o problema.

Bastou esfriar a cabeça e beber uma água. rsrs

Eu coloquei uma Query no fomulário com a cláusula SQL :
select proprietario.campos, endereco.campos , veiculos.campos from proprietario, endereco, veiculos where proprietario.id_end = endereco.id_end and proprietario.id_prop = veiculos.id_prop;

Funcionou tranquilo, basta eu acrescentar todos campos das tabelas que eu preciso.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar