rotas de veículos

15/03/2003

0

queria fazer um sistema de rotas onde informando o endereço de origem e destino me fosse mostrado em um mapa a rota a ser seguida.

Já me falaram para pesquisar o problema do caixeiro viajante, mas não encontrei nada que podesse me ajudar.

Faço programas de banco de dados e nem sei por onde começar.

No caso eu tenho um banco de dados com uma relação de clientes e eu queria que ao programar quais clientes serão entregues no mapa me mostrasse o caminho para chegar a cada um deles.

ex.: origem deposito destino cliente 1, origem cliente 1 destino cliente 2, e assim até chegar o último. Tenho uma informação que poderia diminuir o processamento que é o po nto de parada, onde em uma única paada atendo a n clientes. poderia ser origem deposito destino ponto de parada 1º, origem ponto de parada 1º destino ponto de parada 2º.

Bom se alguém poder me ajudar, algum componente, controle activex, dll, não faz muito sentido desenvolver tudo do zero num ambiente de programação RAD.

Valeu


Remilleo

Remilleo

Responder

Posts

15/03/2003

Aroldo Zanela

queria fazer um sistema de rotas onde informando o endereço de origem e destino me fosse mostrado em um mapa a rota a ser seguida. Já me falaram para pesquisar o problema do caixeiro viajante, mas não encontrei nada que podesse me ajudar. Faço programas de banco de dados e nem sei por onde começar. No caso eu tenho um banco de dados com uma relação de clientes e eu queria que ao programar quais clientes serão entregues no mapa me mostrasse o caminho para chegar a cada um deles. ex.: origem deposito destino cliente 1, origem cliente 1 destino cliente 2, e assim até chegar o último. Tenho uma informação que poderia diminuir o processamento que é o po nto de parada, onde em uma única paada atendo a n clientes. poderia ser origem deposito destino ponto de parada 1º, origem ponto de parada 1º destino ponto de parada 2º. Bom se alguém poder me ajudar, algum componente, controle activex, dll, não faz muito sentido desenvolver tudo do zero num ambiente de programação RAD. Valeu

Colega,

Acho que o primeiro passo é utilizar um banco de dados com geoprocessamento como Oracle ou IBM/DB2 (MS-SQL não tem) e estudar sobre o tema. Vê se encontra algo também sobre RoadShow.


Responder

15/03/2003

Thematrix:reloaded

Bom, podem existir varias soluçoes, mas a que me vem agora e essa:

Crie um cadastro de cidades:
CodCidade
Descricao

Crie uma cadastro de rotas:
CodRota
CodCidade

Dessa forma vc sabera quais cidades passam naquela rota.

No cadastro de clientes, defina o campo CodCidade, relacionado a tabela de Cidades.

No movimento de transporte, os pontos origem e destino serao relacionados a tabela Cidade, tambem.

A partir dai, e so pesquisar em que rota os pontos se encontram.

E o mapa???????

Bem, no mapa as rotas serao fixas, e representadas por TImages, TButtons, TSpeedButton (Como vc achar melhor).

Quando for achada a rota de acordo com a logica acima, modifique a cor ou outra propriedade do componente escolhido para representar a rota.


Espero ter ajudado....


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar