GARANTIR DESCONTO

Fórum rotina em Delphi que faça sorteio de números #174815

13/08/2003

0

Preciso de uma rotina em Delphi que faça um sorteio. O computador terá que aleatoriamente sortear alguns números (0 a 18000) cadastrados em banco.
Alguém poderia me ajudar ?

Obrigada,

Marcela_m

Marcela_m

Responder

13/08/2003

Marcelo Saviski

Se vc for sortear qualqer numero, de 0 18000, sem distinção, use a função random(numero_máximo);

tipo, NumeroAleatorio := Random(18001);
detalhe, 18001, a função Random sorteia um numero entre 0 e o numero maximo especificado, mas não retorna o valor maximo nunca.

outro detalhe, toda vez que você rodar a aplicação, e pedir esse random, ele vai ser sempre igual, irá sortear todoas as vezes os mesmos numeros aleatórios, para resolver isso, no onCrete de algum form coloque

Randomize;

a função Randomize ´muda´ o valor da variavel RandSeed, que conrola o Random

se não for isso, por favor, explique melhor, não entedi o porque do ´Cadastrados no Banco´

Responder

Gostei + 0

13/08/2003

Marcela_m

Obrigada pela ajuda, Marcelo, já verifiquei a função Random. Ainda não sei o que exatamente vou utilizar, pois preciso sortear somente números cadastrados no banco de dados (são números de matrículas de associados do clube em que eu trabalho).

Mas valeu,
Até mais,

Responder

Gostei + 0

13/08/2003

Marcelo Saviski

Experimente fazer:

table.First;
table.MoveBy(Random(table.recordcount));
numerodametricula := table.fieldbyname(´matricula´).asinteger;

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar