saber se um bd firebird já está aberto.

26/05/2008

2

oi pessoal,

Tenho o sistema em delphi7 e sqlconnection,sqldataset,datasetprovider, clientdataset e firebird 2.0 ou 1.5

Existe alguma forma, via delphi, de saber, no momento da execução do meu sistema, se o banco de dados já está em uso por algum usuário na rede?

E, se possível, saber quem está usando?


Responder

Posts

26/05/2008

Webjoel

Olá!

Olha, só usando o novo firebird (2.1), através de um select você pega todas as informações e pode derruba-lo ou mesmo matar o processo que ele está fazendo, neste caso você pode saber exatamente que comando sql ele está processando. De uma olhada nas releases notes da versão!

Em outras versões do firebird, estando em um servidor linux você pode saber os ip que estão conectados no banco, mas isto via comandos linux.. ps aux..e por ai vai...

A versão 2.1 do Firebird já está disponibilizada pra download, está em teste, mas ta estável por enquanto, e tem muitas novas funcionalidades, vale a pena conferir e testar!

Boas compilações!


Responder

27/05/2008

Martins

Olá! Olha, só usando o novo firebird (2.1), através de um select você pega todas as informações e pode derruba-lo ou mesmo matar o processo que ele está fazendo, neste caso você pode saber exatamente que comando sql ele está processando. De uma olhada nas releases notes da versão! Em outras versões do firebird, estando em um servidor linux você pode saber os ip que estão conectados no banco, mas isto via comandos linux.. ps aux..e por ai vai... A versão 2.1 do Firebird já está disponibilizada pra download, está em teste, mas ta estável por enquanto, e tem muitas novas funcionalidades, vale a pena conferir e testar! Boas compilações!


Coloca o link de download do binário e do release para a galera poder baixar.


Responder

27/05/2008

Alves_sp

http://www.firebirdsql.org/


Responder

27/05/2008

Alves_sp

http://www.firebirdsql.org/


Responder

27/05/2008

Webjoel

Link para download Firebird 2.1

>> [url]http://www.firebirdsql.org/index.php?op=files&id=engine_210[/url]

Quem tem Banco de Dados no Firebird 2.0.x não precisa fazer gbak restore. Mas para quem tem versão 1.5.x vai precisar.

Lembrando também que é importante ler as releases notes da versão, para saber as novidades da versão.

Outro coisa é saber qual versão baixar, a Classis ou Super Server, pois em casos de servidor com mais de 1 processador é aconselhável baixar e instalar a versão Classic, pois o banco divide o processamento nos processadores.

Bons SQL!


Responder
×
+1 DevUP
Acesso diário, +1 DevUP
Parabéns, você está investindo na sua carreira