Saindo do Delphi - Entrando em uma nova tecnologia...qual?

07/05/2020

0

E ai pessoal, blz, então como diz o titulo do fórum, estou saindo do mundo Delphi, creio que está na hora de modernizar, quero entrar em uma nova tecnologia, não sei ainda se seria C#, Java, Flutter(Dart), mas não tenho a minima ideia de como começar nelas e qual seria uma melhor para mim.

Tenho ideia de migrar um sistema descktop que tenho em Delphi para outra plataforma, mas não sei anda qual delas, entretanto preciso estudar essa tecnologia, isso levaria algum tempo, queria conciliar as duas coisas, estudar e já fazer a migração, dessa forma fica mais fácil o aprendizado, acredito eu.

Outra coisa, será que estudo mais para desenvolvimento descktop ou web, por que para web não sei nada, apenas uma base de html5, css3 e bem pouco de javascript.

O que me dizem, o que estudar primeiro e como começar?
Gostaria de saber tipo um lista de itens.

Obrigado a todos desde já.
Fernando Wahl

Fernando Wahl

Responder

Post mais votado

08/05/2020

Eu pelo que entendo. Se for para Web melhor uma ferramenta que integra facilmente tudo e é RAD, no caso Microsoft Visual Studio.

Guilherme Wiethaus

Guilherme Wiethaus
Responder

Mais Posts

08/05/2020

Guilherme Wiethaus

Eu amo Delphi, porem tem um problema nele....muiiittoooo caroooo. Só a versão enterprise que tem o FireDAC para uso em SQL Server na rede em maquina remota a qual a Professional não faz o que acho incorreto, já custa no preço normal 27.500,00 preço normal sem desconto. agora imagina pagar isto no cartão de crédito e vem o imposto junto? Lamentável. É uma excelente ferramenta e hoje faz muito mais e muitos nem sabem da versão 10.3.3 Rio. É muito fora mesmo para pequenas empresas no Brasil que precisa no mínimo dois programadores (imagine pagar duas licenças e mais todo o suporte a outros software e componentes)
Responder

08/05/2020

Fernando Wahl

Olá Guilherme,

Sim isso realmente é um problema, é muito caro, ja trabalhei com a versão RIO, é sensacional, mas como vc falou é muito caro, dessa forma não tem como a não ser apelas para as plataformas gratuitas.

Se fosse para as gratuitas e para as que falei no post, qual delas vc aderia a sua vida profissional?

Valeu...
Responder

08/05/2020

Emilio Córdova

Bom dia Fernando,
Desenvolvo com Delphi desde 1997 e até hoje, não encontrei linguagem melhor para sistemas Desktop do que ele. Em 2005 resolvi mudar de linguagem e fui para o C#, tbem desktop pois web não consegui entender que para tal, precisaria aprender HTML, CSS e Javascript (que por sinal, odiava por conta do java, mas dai é outra historia). Então fiquei um pouco no C# desktop e no final do projeto, percebi que por conta da curva de aprendizado, o projeto que em Delphi demoraria uns 4 a 5 meses para fazer, no C# demorei quase 11 meses. Terminei o projeto e em 3 meses consegui reescrever em Delphi e todas as manutenções que no período de 3 meses com C# com o sistema já rodando, em Delphi desapareceram. Continuei no Delphi ate 2010. Em 2011 surgiu meu primeiro projeto Web e fiquei entre PHP e aspx (webforms) e para minha surpresa, com a proximidade de drop down do Delphi, optei pelo webforms e fiz um curso de M$ Aspx + HTML + Css + javascript e foi um investimento muito benéfico. Hoje trabalho com .Net e .Net Core para sistemas web e services mas para Desktop, o bom e velho Delphi de sempre. É caro, sim, mas vale cada centavo investido pois o retorno é certo. Então respondendo tua pergunta, se você tem $$$, tempo, paciência e vislumbra projetos tando de Desktop, Web e Mobile, eu te aconselho a continuar com Delphi para Desktop e os demais você pode estudar uma linguagem que te propicie os recursos para Web e Mobile. Do HTML + Css + javascript não tem como fugir. Atualmente estou fazendo um curso de NodeJS para complementar o entendimento do javascript que basicamente, é base para os sistemas web e mobile.
Espero não ter te deixado confuso mas é uma questão delicada a questão de mudanças na área de TI e andar na vanguarda dela, requer $$ + tempo + paciência.
Responder

08/05/2020

Fernando Wahl

Bom dia Emilio.
Olha realmente falou tudo, conversei com um amigo meu aqui do trabalho e ele me disse algo bem parecido com o que vc descreveu, acredito que o Delphi véio nunca vai sair da veia de quem um dia aprendeu e usou profissionalmente, meu caso, o seu e de muito delpheiros, mas par a questão mobile, vounetrar no mundo Dart(Flutter) e web vou ir para a C# para o bck end e com Angular para o front end.
Acredito que assim vou ter ai um ano pela frente de aprendizado e bateção de cabeça, mas acredito que vai valer a pena, todas essas tecnologias tem muito material de graça na net. valeu amigo. até.
Responder

08/05/2020

Guilherme Wiethaus

Olá Guilherme,

Sim isso realmente é um problema, é muito caro, ja trabalhei com a versão RIO, é sensacional, mas como vc falou é muito caro, dessa forma não tem como a não ser apelas para as plataformas gratuitas.

Se fosse para as gratuitas e para as que falei no post, qual delas vc aderia a sua vida profissional?

Valeu...


Particularmente eu acredito que investiria em C# / Xamarim para dispositivos móveis. Pelo que acompanhei já estão investindo no linux também. Então eu ficaria com o C# devido a maior disponibilidade de componentes como da TMS Software, FastReport e do DevExpress que vale muito a pena investir no conhecimento, porêm cai no quesito quanto a empresa ou você tem pra investir na ferramenta Visual Studio tem a versão express que até onde sei não tem as limitações de componetes dele como a embarcadero tem na Community Edition quanto ao FireDAC (que raiva isso). E ao Java totalmente Free, porem não tem compoentnes tão sofisticados e até um pouco caros como estes que eu mencionei. Mas existem boas alternativas, mas exitem também os pagos (não me recordo agora). Mesmo usando ferramenta Free, há a questão da IDE que no emrcado existem também os pagos e mais sofisticados e o mesmo ocorre com os componentes.

Abraços e fique feliz
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar