Fórum Salvar Formulario MDI #134846

13/04/2010

0

Olá pessoal. estou com um problema. estou começando a trabalhar em um projeto em MDI que crio grides no formulario em tempo de execução e quero dar a opção ao usuário de salvar suas alterações. pensei em salvar isso em um arquivo txt que conteria os itens criados no form contendo seus parametros. Assim, quando o usuario quisesse puxar seu projeto do ponto em que havia salvado, o sistema carregaria um novo form com todos os compontentes(grides e ligações com alguma base de dados) listados no arquivo salvo. alguem pode me dar uma ideia?  Desde já agradeço...
Agnaldo Carvalho

Agnaldo Carvalho

Responder

14/04/2010

Pjrm1470

Amigo... No meu caso eu usaria xml para guardar a estrutura dos objetos criados. E usaria IniFiles para guardar as informações de propriedade dos objetos criados.   Não usaria txt pois teria que fazer muita validação. A estrutura do xml para hierarquia e organização da ordem dos objetos acho perfeito para isso. e para guardar suas propriedades mais relevantes, o IniFile cumpre bem esse objetivo.   Agora vai de cada um. Eu tenho meu componente que faz isso. so não posso postar o codigo dele aqui. Mas posso falar o que ele faz que o padrão ja disse acima. O que faço é um coleção de objetos. para cada objeto criado, eu ja crio sua ini e guardo a sua informação no xml. e tudo o que eu mudo vou salvando e alterando as info na propria xml e no ini.   Não sei se lhe ajudará, mas quando se vê a necessidade, eu corro atraz de uma solução que me faça nunca mais precisar de ver esse problema novamente.   Boa sorte e bons codigos. Qualquer coisa pode perguntar.   pjrm1470.
Responder

Gostei + 0

14/04/2010

Emerson Nascimento

eu faço algo parecido, porém gravo as informações no banco de dados (configurações de grade - posicionamento e tamanho dos campos, tema selecionado, modo de exibição dos menus, favoritos, ultimas operações efetuadas, etc.).

pq?

porque o usuário pode acessar o sistema em qualquer computador, que terá suas configurações como as deixou da última vez (claro que a gravação dessas configurações/parâmetros é feita por usuário).

se essas configurações/parâmetros estivessem num arquivo texto, teria que ser refeito em cada máquina acessada.
você pode dizer que "poderia gravar esse txt numa pasta do servidor"... e eu respondo: se precisar transportar o banco de dados para um outro servidor, terá de se preocupar também com a remoção dos arquivos texto...

verifique qual será a melhor forma para você e/ou com qual problema prefere conviver.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar