Fórum Salvar o Nome de uma Imagem e Também Deletar Ela #325916
23/07/2006
0
Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim.
Eu tenho num banco firebird um campo pra salvar imagens dentro dele, e pra salvar essa imagem eu coloco o seguinte código:
Aí no botão quando clicado é assim:
Com isso eu consigo carregar a imagem e exibir. Mas eu gostaria de pegar também o nome dessa imagem e salvar ela num DbEdt. Usando o FileNome da Dialog, ele me lista todo o caminho pra imagem, desde o C:\, e não quero isso, quero só o nome da imagem salvo nesse campo, como faço?
E outra coisinha também. Eu coloquei um botão pra deletar a imagem do banco, caso o usuário queira. Que comando uso pra deletar ela?
Grato pela ajuda. :D
Eu tenho num banco firebird um campo pra salvar imagens dentro dele, e pra salvar essa imagem eu coloco o seguinte código:
procedure TFrmCadPersonagensComics.InserirImagem(Imagem: TDBImage); var JPEG: TJPEGImage; OpSelecionaImagem: TOpenPictureDialog; Picture: TPicture; begin if not Assigned(Imagem) then exit; if (not Assigned(Imagem.DataSource)) or (Imagem.DataField = ´´) then exit; if not Assigned(Imagem.DataSource.DataSet) then exit; if not (Imagem.DataSource.DataSet.Active) then exit; OpSelecionaImagem := TOpenPictureDialog.Create(nil); try OpSelecionaImagem.Options := [ofOverwritePrompt, ofHideReadOnly, ofEnableSizing]; OpSelecionaImagem.Filter := ´Todas (JPEG)|*.jpg;*.jpeg|Imagem JPEG (*.jpg)|*.jpg|Imagem JPEG (*.jpeg)|*.jpeg´; OpSelecionaImagem.Title := ´(HqMx) Selecione o Arquivo de Imagem em JPG´; Picture := TPicture.Create; try JPEG := TJPEGImage.Create; try if OpSelecionaImagem.Execute then begin Picture.LoadFromFile(OpSelecionaImagem.FileName); JPEG.Assign(Picture.Graphic); if not (Imagem.DataSource.DataSet.State in dsEditModes) then Imagem.DataSource.DataSet.Edit; Imagem.Picture.Graphic.Assign(JPEG); end; finally FreeAndNil(JPEG); end; finally FreeAndNil(Picture); end; finally FreeAndNil(OpSelecionaImagem); end;
Aí no botão quando clicado é assim:
procedure TFrmCadPersonagensComics.SbCarregaImagemClick(Sender: TObject); begin InserirImagem(FrmVerPersonagensComics.DbImgImagem); end;
Com isso eu consigo carregar a imagem e exibir. Mas eu gostaria de pegar também o nome dessa imagem e salvar ela num DbEdt. Usando o FileNome da Dialog, ele me lista todo o caminho pra imagem, desde o C:\, e não quero isso, quero só o nome da imagem salvo nesse campo, como faço?
E outra coisinha também. Eu coloquei um botão pra deletar a imagem do banco, caso o usuário queira. Que comando uso pra deletar ela?
Grato pela ajuda. :D
Aersoftware
Curtir tópico
+ 0
Responder
Micheus
quero só o nome da imagem salvo nesse campo, como faço?
Nome_e_extencao := ExtractFileName(OpenDialog.FileNome);Eu coloquei um botão pra deletar a imagem do banco, caso o usuário queira. Que comando uso pra deletar ela?
Se não estou enganado, com seu dataset em modo de edição: SEUDataSetCAMPO_IMG.Clear;ou seja, dê um clear no campo de seu dataset que armazena a imagem.
[]s
Responder
Gostei + 0
25/07/2006
Aersoftware
[quote:d511824f10]quero só o nome da imagem salvo nesse campo, como faço?
Nome_e_extencao := ExtractFileName(OpenDialog.FileNome);Eu coloquei um botão pra deletar a imagem do banco, caso o usuário queira. Que comando uso pra deletar ela?
Se não estou enganado, com seu dataset em modo de edição: SEUDataSetCAMPO_IMG.Clear;ou seja, dê um clear no campo de seu dataset que armazena a imagem.
[]s[/quote:d511824f10]
Valeu micheus, funcionou perfeitamente.. :D
abraços.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)