Scrum ou XP - Qual a melhor e mais usada?

21/08/2017

13

Oi pessoal, tudo bem?

O pessoal aki do forum tirou uma duvida minha sobre MVC e me indicaram aprender metodologia agil, dai surgiu a dúvida.. aprender Scrum ou XP? Até mesmo aprender as duas?

O q vcs acham? obg
Responder

Post mais votado

24/08/2017

Conforme o William bem falou, apesar de serem metodologias ágeis Scrum e XP têm particularidades que não se comparam. Inclusive por isso muitas vezes são usadas em conjunto. Por exemplo, você pode seguir toda a recomendação do scrum e realizar práticas como programação em pares, desenvolvimento guiado por testes, entre outras do XP.
Responder

Mais Posts

Apesar de serem ambos métodos ágeis, cada um tem sua particularidade, (uma notável na minha opinião é a programação pareada do XP) porém falando em mercado a mais aplicado até agora é o Scrum então é esse que eu te recomendo.
Responder
Olá Carlinha,

O ideal é você aprender mais de uma porque você vai optar por uma delas em algum momento.

Para você saber qual utilizar, uma boa dica é fazer uma análise dos seguinte itens:

Logística da Equipe
Logística do cliente
Escopo do sistema

Se a equipe não pode trabalhar junta, se ela contem desenvolvedores home office ou em caso de você desenvolver sozinha XP não é indicado.
Se o cliente também não pode estar constantemente presente para tirar dúvidas, o scrum pode ser melhor nesse momento.
Se o cliente também exige um sistema de escopo fechado, mesmo que a entrega seja em releases, a XP também não vai adiantar muito.

Assim, conhecer as duas, mesmo que seja superficialmente, vai te orientar quando você precisará optar por uma delas ou mesmo até combiná-las.
Responder
+1 DevUP
Acesso diário, +1 DevUP
Parabéns, você está investindo na sua carreira