SCRUM vs XP

17/10/2012

0

Olá pessoal, alguém ae pode dizer qual a diferença entre SCRUM e XP, ou xp pode ser aplicado em scrum, como as coisas acontecem nesses métodos ageis?
Eduardo Oliveira

Eduardo Oliveira

Responder

Post mais votado

18/10/2012

Olá Eduardo, tudo certo?

Então, de uma forma bem simplificada e resumida, o Scrum é considerado um framework para o desenvolvimento de projetos (desde software até um carro). Ele não diz como você deve desenvolver (em pares, sozinho, em casa, testes, linguagem), apenas fornece alguns papéis e regras que permearão o desenvolvimento do seu projeto. É iterativo e incremental, isso significa que você terá "ciclos" de desenvolvimento e no final desse ciclo terá uma parte "pronta" de seu produto, no nosso caso o software.

O XP é uma metodologia que fornece algumas regras para o desenvolvimento, como programação em pares, testes, entre outros. Podemos fazer uso do framework Scrum juntamente com os conceitos do XP em nossos projetos de desenvolvimento de software.

As metodologias ágeis tem se mostrado muito eficientes em projetos de software, e muitas empresas estão saindo de processos "engessados" para adotar uma metodologia mais "clean", fazendo somente o necessário e seguindo o que foi definido no manifesto ágil ([url]http://manifestoagil.com.br/[/url]). Claro que cada caso é um caso, e em alguns locais é impraticável aplicar uma metodologia desse tipo, devido a diversos fatores como política da empresa, entre outros.

Sugiro acompanhar as discussões do grupo Scrum Brasil ([url]http://br.groups.yahoo.com/group/scrum-brasil/[/url]). Tem muita coisa boa por lá, e muita gente com experiência em metodologias ágeis.

Abs.

Airton Jr.

Airton Jr.
Responder

Mais Posts

18/10/2012

Eduardo Oliveira

Bacana a explicação Airton, vejo bastante material sobre, é mtas vagas pra analista ressaltando que SCRUM é um diferencial, e legal saber que é possível mesclar o uso de XP dentro do SCRUM...Ótimos links.

Responder

24/10/2013

José

Como aparentemente a duvida foi sanada, estou marcando o tópico como concluído.
Fiquem a vontade para abrir novos.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar