Fórum Segurança a nível de Banco(Arquivo) e usuários Firebird #38433

30/08/2003

0

Tudo bom pessoal?

Estou com uma pequena dúvida a respeito de segurança LOCAL do banco de dados que uso em meu sistema:

Criei um novo arquivo .GDB com outro nome usuário (já previamente cadastrado no servidor FB) e senha; minha dúvida é a seguinte:

não consigo dar REVOKE pro SYSDBA porque pelo que me parece é protegido pelo sistema do Firebird... o mesmo SYSDBA q é usuário master tem acesso a tudo do meu banco... então pensei: mudo a senha do SYSDBA e pronto!
daí descobri q os usuários e senhas do SERVIDOR FB ficam armazenados no arquivo isc4.gdb dentro da pasta do firebird... então me veio a seguinte possibilidade: e se alguma pessoa mal intensionada removesse o isc4.gdb original e colocasse outro com a senha do SYSDBA alterada ou padrão... minha base estaria completamente desprotegida...

Gostaria que se alguém souber alguma maneira de rovogar todas as permissões ao SYSDBA me ajudasse, já q pelo q vejo é a única maneira de proteger definitivamente minha base.

Desde já agradeço []´s a todo pessoal do fórum.[size=18:b8c45a42ab][/size:b8c45a42ab]

Sourcecode

Sourcecode

Responder

Post mais votado

30/08/2003

Amigo, depois de descobrir isso acabei por ficar desgostoso com o Firebird/Interbase, veja bem meu caso:

Desenvolvo minha aplicacação;
Vendo ou distribuo pela internet;
Qualquer pessoal poderia com a maior facilidade copiar meu tabalho de modelagem de dados e não só isso como também copiar todos os dados do banco.

Fiquei profundamente desapontado com esse sistema, não acho que esteja errado, porém acho que a opção para tornar o arquivo totalmente seguro inclusive localmente independente do sistema operacional também deveria ter sido implantada!

Acho que o sistema e o banco em si deveriam rodar independentemente de qualquer outra coisa... esses processos de dependência de configuração na maioria das vezes ocasionam em problemas futuros.

Obrigado por solucionar minha dúvida afarias! :wink:

Sourcecode

Sourcecode
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

30/08/2003

Afarias

|não consigo dar REVOKE pro SYSDBA porque pelo que me parece é
|protegido pelo sistema do Firebird...

Exato. o SYSDBA é como o ROOT no Linux, não tem como ´retirar´ direitos dele.

|o mesmo SYSDBA q é usuário master tem acesso a tudo do meu
|banco... então pensei: mudo a senha do SYSDBA e pronto!

Qual o problema disso?!?! Basta a única pessoa q tenha a senha do sysdba seja o ´dono´ do servidor!

|daí descobri q os usuários e senhas do SERVIDOR FB ficam
|armazenados no arquivo isc4.gdb dentro da pasta do firebird... então me
|veio a seguinte possibilidade: e se alguma pessoa mal intensionada
|removesse o isc4.gdb original e colocasse outro com a senha do
|SYSDBA alterada ou padrão...

Só é vc não deixar ninguêm ter acesso ao ISC4.GDB (e ao seu arquivo GDB) -- usando um SO como o WindowsNT ou Linux

|Gostaria que se alguém souber alguma maneira de rovogar todas as
|permissões ao SYSDBA me ajudasse, já q pelo q vejo é a única maneira
|de proteger definitivamente minha base.

Se alguêm tem acesso direto ao arquivo GDB não existe nenhuma forma de realmente dar segurança total aos seus dados (apesar de existir alguns ´truques´ para impedir um SYSDBA de acessar o banco -- más q, são facilmente ´quebradas´).

A segurança no Interbase (assim como em praticamente todo SGBD) está baseada na segurança do SO -- ou seja, no fato q NINGUÊM nunca terá acesso direto aos arquivos de dados (GDBS) e ao isc4.gdb

T+

Responder

Gostei + 1

30/08/2003

Afarias

|Qualquer pessoal poderia com a maior facilidade copiar meu tabalho de
|modelagem de dados e não só isso como também copiar todos os dados
|do banco.

??

|Fiquei profundamente desapontado com esse sistema, não acho que
|esteja errado, porém acho que a opção para tornar o arquivo totalmente {...}

É um SGBD ... é assim q funcionam todos eles -- vc está tentando aplicar a ferramenta errada para seu caso. SGBDs são feitos para sistemas C/S e não para pequenas aplicações.

Utilize algum sistema de arquivos como Paradox ou DBISAM.

T+

Responder

Gostei + 0

11/06/2014

Gregory Pacheco

O principal problema disso é o fato de um usuário que venha a ter acesso ao arquivo GDB ou FB, pois ele pode copiar este arquivo para o seu computador pessoal com o firebird instalado e com a senha que ele quiser que ele vai acessar o seu banco.

Quanto a algumas formas de "burlar" o usuário SYSDBA todas as formas que eu conheço são "quebráveis", uma delas é:
1º Crie um outro super usuário
2º Remova o SYSDBA
3º Crie um rule no banco com o nome SYSDBA

Desta forma o usuário não conseguirá recriar o SYSDBA e nem conseguirá logar nele em outra máquina com usuário SYSDBA. Existem formas de burlar? TEM, Dificulta? UM POUCO.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar