Segurança - Sites, hospedagem

06/02/2016

0

Ola pessoal. Não sei se é obrigação das empresas de hospedagens ou se é de nós profissionais, a questão da segurança e garantia do site não ser perdido, nesse caso, o que é que deve ser feito? Backup local mesmo?
Silvio Arruda

Silvio Arruda

Responder

Post mais votado

06/02/2016

A responsabilidade das empresas de hospedagem é única e exclusivamente prestar o serviços contratados, ou seja, apenas disponibilizar o espaço em sua infraestrutura para que os clientes possam manter cópias de seus arquivos/sites e disponibilizá-los na internet. A prestação de serviço se estende a manutenção da infraestrutura(rede e servidores) para que garantir que os serviços estejam online na maior parte do tempo útil, o que geralmente é em torno de 98% a 99.9%.

O cliente é o único responsável pelos seus arquivos e cabe a ele fazer seus próprios backups, afinal, os arquivos são seus e não das empresas. Pessoas que não fazem backup de seus próprios arquivos e para piorar deixam na responsabilidade de terceiros(empresas de host), eu penso que são verdadeiros incompetentes e irresponsáveis.

Em meus termos de serviço eu deixo isso bem claro; faço backup de todos os dados nos meus servidores, mas esses backups são meus, para uso somente meu caso eu precise restaurar servidores ou migrar os serviços. Não restauro backup para clientes que pedem esse serviço porque perderam seus arquivos, deletaram por acidente ou outro imprevisto. A prestação de serviço consiste apenas em permitir que os clientes utilizem minha infraestrutura e dessa forma possam dispor seus sites na internet. Em outras palavras, apenas alugo o espaço no servidor, não estou oferecendo serviço de guarda ou gerencia dos arquivos o que são coisas muito diferentes e distintas.

Se tiver dúvidas pode perguntar.

Ricardo

Ricardo
Responder

Mais Posts

06/02/2016

Marcelo Pastore

Mantenha por conta propria as cópias. Eu faria isso.
Responder

06/02/2016

Marcelo Pastore

Mantenha por conta propria as cópias. Eu faria isso.
Responder

06/02/2016

Jothaz

Não é responsabilidade do provedor e sim sua.
Responder

06/02/2016

Ricardo

Complementando o que falei, os datacenters e empresas de host tem por obrigação implementar normas de segurança para evitar, por exemplo, invasões ou ataques nos servidores.

Ataques todos do datacenter no mundo sofrem a todo o tempo, mas 99% desses ataques não afetam em nada a insfraestrutura pois tudo é muito bem protegido. O que as vezes acontece são invasões ou acessos indevidos aos sites e em 90% dos casos acontecem por falhas dos próprios donos dos sites, e nesse caso a responsabilidade é somente dele.

Agora caso aconteça uma falha de na infraestrutura que acabe ocasionando em perda de dados, ai sim as empresas tem que ter bom senso e restaurar os arquivos do cliente, e, esta seria uma situação onde eu restauraria os arquivos do cliente, ou seja, somente se houver falha no serviço.
Responder

07/02/2016

Marcelo Pastore

Não é responsabilidade do provedor e sim sua.


Pior que é verdade, responsabilidade do profissional, exclusivamente dele!
Responder

07/02/2016

Claudio Aguiar

Ricardo explicou bem toda a situação que envolve as responsabilidades das empresas de hospedagens, manter todos os backups de sites e sistema para não sofrer as consequencias. Guardaria em varios locais.
Responder

07/02/2016

Ricardo

Ricardo explicou bem toda a situação que envolve as responsabilidades das empresas de hospedagens, manter todos os backups de sites e sistema para não sofrer as consequencias. Guardaria em varios locais.


Mas como falei, os backups que as empresas geram, ou seja, os backups que eu gero não são para os clientes são para mim mesmo, afim de poder restaurar caso eu precise. Se o cliente perde arquivos, deletou por acidente, deixou sua senha exposta etc... isso é responsabilidade dele e não minha ou de qualquer outra empresa.

Então, se você perdeu os arquivos do seu site, sua base de dados etc, a lógica é; pegar seus backups e restaurar. Só que muitos clientes tem o péssimo hábito de não fazer backup e na hora que perde alguma coisa a primeira coisa que faz é entrar em contato com o provedor de hospedagem para pedir backup como se isso fosse responsabilidade da empresa ou de terceiros. Resumindo, ele quer passar a responsabilidade dele e o problema dele para cima dos outros.

Eu já tive cliente que pediu backup do site dele e ainda por cima queria que fosse do dia X e hora Y. Além da falta de conhecimento e responsabilidade, tinha data e hora específica. como se o sistema ficasse fazendo backup 24hrs por dia sem parar.

Resumindo, a responsabilidade de gerenciar os sites, e isso inclui os seus arquivos, é inteira dos seus proprietário ou encarregados. Os provedores de hospedagem não tem nada a ver com isso.
Responder

07/02/2016

Claudio Aguiar

Backups dos nossos trabalhos Alex, nada haver com a hospedagem, quem deve cuidar de nossos sites e sistemas, somo nós, guardar em tudo que é de lugar, local, cd, dvd, google drive, onedrive. enfim, não citei as hospedagens.
Responder

07/02/2016

Ricardo

Ricardo explicou bem toda a situação que envolve as responsabilidades das empresas de hospedagens, manter todos os backups de sites e sistema para não sofrer as consequencias. Guardaria em varios locais.


"para não sofrer as consequencias"

Não existe nenhuma consequência para provedores de hospedagem, o serviço é hospedagem, ou seja, apenas é disponibilizado um espaço e recursos nos servidores. Em momento algum o serviço está relacionado a gerencia e guarda dos arquivos de terceiros.

Todo provedor tem seus termos e políticas de uso, os quais os clientes nem se quer gastam seu tempo lendo e lá tudo é muito bem explicado. Consequências são apenas para os clientes desinformados pela falta de responsabilidade em não ler o termo e/ou contrato que ele aceitou quando contrata algum serviço, ou vão dizer que nunca viram um checkbox com os dizeres: "concordo que li e aceito os termos... blá blá blá"? Isso está em todo lugar não apenas para ser marcado mas para ser lido! e caso não concorde não assine nenhum tipo de serviço. Agora se assinou então é porquê concordou, então não tem choro pois a empresa em questão está com certa e com toda a razão.
Responder

07/02/2016

Claudio Aguiar

Sem duvida, "para não sofrer as consequencias" do seu proprio erro(o profisisonal) e não a empresa de hospedagem, acho que está acontecente alguma confusão nas nossas respostas, acho que interpretou errado, a empresa não pode ser responsabilizada pelo erro do cliente, é o que acho, mas você deve está entendendo que estava escrevendo o contrario.
Responder

07/02/2016

Ricardo

Sem duvida, "para não sofrer as consequencias" do seu proprio erro(o profisisonal) e não a empresa de hospedagem, acho que está acontecente alguma confusão nas nossas respostas, acho que interpretou errado, a empresa não pode ser responsabilizada pelo erro do cliente, é o que acho, mas você deve está entendendo que estava escrevendo o contrario.


Então está esclarecido o assunto, principalmente para o autor do tópico.
Responder

07/02/2016

Claudio Aguiar

Pronto! Sem duvida. Abraço Ricardo.
Responder

07/02/2016

Silvio Arruda

Pessoal, boa tarde, não esperava as respostas tão cedo, principalmente por ser um feriado de carnaval! Muito obrigado, estou agora ciente e tenho certeza de que não terei problemas com isso.
Responder

07/02/2016

Marcelo Pastore

Pessoal, boa tarde, não esperava as respostas tão cedo, principalmente por ser um feriado de carnaval! Muito obrigado, estou agora ciente e tenho certeza de que não terei problemas com isso.


Valeu Silvio, sucesso.
Responder

08/02/2016

Claudio Aguiar

De nada Silvio, desculpa aí qualquer problema.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar