Fórum Seleção de uma coluna de registros do DBgrid #226339
15/04/2004
0
Por favor, será que alguém poderia me dar uma orientação.
Fiz um DBgrid que exibe os registros de um formulário.
Eu gostaria de saber como faço para selecionar uma coluna inteira ( não uma linha ) de registros. Depois copiar esses registros e cola-los no bloco de notas ?
Será que ao invés de copiar esses registros e depois cola-los no bloco de nota eu poderia gerar um arquivo texto com os registros desse DBgrid ?
Um abraço
Sergio
Fiz um DBgrid que exibe os registros de um formulário.
Eu gostaria de saber como faço para selecionar uma coluna inteira ( não uma linha ) de registros. Depois copiar esses registros e cola-los no bloco de notas ?
Será que ao invés de copiar esses registros e depois cola-los no bloco de nota eu poderia gerar um arquivo texto com os registros desse DBgrid ?
Um abraço
Sergio
Xaxa
Curtir tópico
+ 0
Responder
Aroldo Zanela
Colega,
var Arquivo: TStringList; begin Arquivo := TStringList.Create; dbGrid1.DataSource.DataSet.First; while not dbGrid1.DataSource.DataSet.Eof do begin Arquivo.Add(Column.Field.AsString); dbGrid1.DataSource.DataSet.Next; end; Arquivo.SaveToFile(´c:\´+column.FieldName+´.txt´); // Salvar com o nome do campo.txt FreeAndNil(Arquivo);
Responder
Gostei + 0
17/04/2004
Xaxa
Caro sr.,
Gostaria de agradecer-lhe a ajuda. Entretanto, sou um iniciante na arte de programar. Gostaria de saber por exemplo onde colocaria este codigo que você fez ? Em que FORM ? Em que parte do FORM ?
O datasouce tem que ter o nome do datasource associado a tabela associada ao DBgrid ?
dbGrid1.DataSource.DataSet.First;
E o dataset ?
No final do codigo que você fez tem:
´c:\´+column.FieldName+´.txt´); // Salvar com o nome do campo.txt
FreeAndNil(Arquivo);
Por exemplo, o campo é: nome. Ficaria então:
´c:\´+nome+´.txt´); // Salvar com o nome do campo.txt
FreeAndNil(Arquivo);
E se eu quiser mais de um campo, separados por uma virgula. Como fica o código?
Um abraço
Sergio
Gostaria de agradecer-lhe a ajuda. Entretanto, sou um iniciante na arte de programar. Gostaria de saber por exemplo onde colocaria este codigo que você fez ? Em que FORM ? Em que parte do FORM ?
O datasouce tem que ter o nome do datasource associado a tabela associada ao DBgrid ?
dbGrid1.DataSource.DataSet.First;
E o dataset ?
No final do codigo que você fez tem:
´c:\´+column.FieldName+´.txt´); // Salvar com o nome do campo.txt
FreeAndNil(Arquivo);
Por exemplo, o campo é: nome. Ficaria então:
´c:\´+nome+´.txt´); // Salvar com o nome do campo.txt
FreeAndNil(Arquivo);
E se eu quiser mais de um campo, separados por uma virgula. Como fica o código?
Um abraço
Sergio
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)