Fórum selecionar registros aleatoriamente dbgrid #422459
24/08/2012
0
Estou tentando fazer um pdv onde na interface tem um dbgrid que armazeno os itens registrados, nesse pdv não vou ter a opçao do mouse, por isso estou sofrendo pra fazer o cancelamento de itens, pois queria poder selecionar com as teclas direcionais do teclado um ou mais itens aleatoriamente e excluir ele(s) sem o mouse ou a tecla control, mais sim com uma tecla tipo enter para selecionar e limpa para excluir.
Não sei se consegui explicar direito mais qualquer duvida sobre a pergunta eu tento esclarece-la melhor.
Obrigado pela atenção
ass: Ricardo Reis
Ricardo Reis
Curtir tópico
+ 0Posts
24/08/2012
William
Imagine um DBGrid com esses dados:
Item Descrição Valor 1 CANETA 1,00 2 LAPIS 0,50 3 BORRACHA 0,50
Usando uma tecla de atalho tipo F1, vc abre uma janela para o usuário informar qual o número do item que ele quer cancelar na venda, posteriormente é só cancelar ou excluir.
Gostei + 0
25/08/2012
Ricardo Reis
primeiramente obrigado por tentar me ajudar, então... eu queria cancelar pelo dbgrid mesmo pq colocando uma janela pra fazer isso vai ficar estranho pela interface que estou usando. eu ja consigo excluir um item do jeito que eu expliquei em cima, selecionando com as setas e apertando uma tecla que configurei, agora queria poder escolher mais itens para marcar e depois excluir.
obrigado.
Gostei + 0
25/08/2012
Marco Salles
procedure TForm2.DBGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
if key = #13 then
if TDbgrid(sender).DataSource.State in [dsBrowse] then
if MessageDlg('Deletar Registro ?', mtConfirmation, [mbok,mbcancel], 0) = mrok then
TDbgrid(sender).DataSource.DataSet.Delete;
end;seria isto ????
Gostei + 0
25/08/2012
Joel Rodrigues
Uma vez que o grid tem o foco, as setas do teclado já fazem o scroll automaticamente (funcionalidade nativa). Você pode adicionar um atalho, por exemplo, marcar o registro como SELECIONADO (em um array, por exemplo). Após isso, ao usar a opção EXCLUIR, seria verificado quais registros estão marcados.
Gostei + 0
31/08/2012
Ricardo Reis
Obrigado.
té mais
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)