Fórum Select em campos especificos #27022

16/01/2009

0

Ola pessoal...

Não sei o que pode estar acontecendo mais creio eu que estou no lugar certo pra esclarecer esse assunto.

Utilizo Postgre 8.3.4 + componentes ZeosLib 6.6.4 + Delphi 7.

No postgre denifi alguns esquemas para melhor organização do banco de dados e minha dúvida está sendo a seguinte...

Quando faço um select simples tipo:

zQuery1.SQL.Add(´Select * from ´Admin´.´ADMSYS´´);

funciona normalmente, porém, quando faço um select com campos específicos como esse:

zQuery1.SQL.Add(´Select ´QTDLST´ from ´Admin´.´ADMSYS´´);

ele da um erro tipo solicitando o próximo campo, e quando acrescento o próximo campo ele pede o próximo campo e por ai vai... até eu colocar todos os campos e o select que deveria se tornar com campos específicos acaba se transfornando em um select * .

Alguem tem alguma idéia de onde estou errando?

Ps. Já tentei com zQuery1.SQL.Text := ´....´; e não resolveu.

Desde já agradeço.

Márcio

Mmcamilo

Mmcamilo

Responder

16/01/2009

Reunix

olá eu utilizo o delphi com zeos tbem e aq nao preciso por as aspas
a nao ser quando utilizo aluma funcao do postgres tipo, currval(),
to_date() e por ai vai... nesse caso seu não

mas se ai nao funciona tenta assim, invez vc usar a aspa (´...´) usa assim
(´ ´....´ ´) tipo..

ha ta... sobre a pendencia dos campos da tabela....

no delphi vc deve ter adicionado todos campos no componente do Zquery
tenta retirar os campo adicionas, aqueles dando dois clientes no componente. deve ser isso.
e sempre q vc for usando o zquery.sql.add() antes de um zquery.sql.clear;

v ai e me avisa pra gente resolver...
at+

Responder

Gostei + 0

18/01/2009

Mmcamilo

Caro amigo Reunix, não sei se vc usa esquemas no postgre para melhor organização do BD, mas depois que passei a utilizar essa metodologia, o Delphi juntamente com os componentes da paleta ZeosLib e inclusive dentro do PGAdminIII, começou a ser necessário a utilização das aspas duplas nas referências as tabelas e aos esquemas que se referem... mas não me incomodo com isso desde que funcionem... agora acabei percebendo que quando os campos da tabela são adicionados no componente zQuery, o select com campos específicos não funciona realmente, nesse caso passei a utilizar o componente zReadOnlyQuery que acabou resolvendo meu problema.

Agradeço pela ajuda.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar