Fórum select em dggrid relacionado com outro #598940

01/12/2018

0

Ola galera, por favor me ajudem , tenho 2 DBgrids , DBgrid1 > Datasource1 > Clientdataset1 > provider1 > Adquery1 > AdConection1 > Sybase DB , DBgrid2 > Datasource2 > Clientdataset2 > provider2 > Adquery2 > AdConection2 > Sybase DB , o DBGrid1 esta com a tabela Cliente e uma chave primaria codigo_cliente_pk, o DBGrid2 esta com a tabela Dependente e uma chave primaria codigo_dependente_pk, e chave estrangeira codigo_cliente_fk da tabela cliente, estou querendo fazer uma funcao ou procedimento para que ao clicar em uma celula ou em algum botao da DBGrid1 , o DBGrid2 mostre os dependentes relacionados com o cliente, por exemplo , na DBGrid 1 tenho codigo_cliente_pk = 1 , se eu clicar nessa linha a dbgrid debaixo mostrar as linhas que estao relacionadas na tabela dependente. vlw
estou usando o delphi XE2 com SYbase 16 server local e sybase central
Thiago

Thiago

Responder

02/12/2018

Marcio Batista

boa tarde amigo, no clientdataset2 vc coloca o mastersource para o clientdataset1 em masterfielddo clientdataset2 vc coloca o link entre o codigo_cliente_pk e dos dependentes, so isso, + nada, não precisa escrever na em linha de codigo.<br />
espero ter ajudado.<br />
<br />
abraço
Responder

Gostei + 0

02/12/2018

Thiago

boa tarde amigo, no clientdataset2 vc coloca o mastersource para o clientdataset1 em masterfielddo clientdataset2 vc coloca o link entre o codigo_cliente_pk e dos dependentes, so isso, + nada, não precisa escrever na em linha de codigo.<br />
<br />
abraço

Boa tarde obrigado pela resposta, sou novo no delphi e mais uma duvida como eu adiciono esse "link" na propriedade masterfield?
Responder

Gostei + 0

02/12/2018

Thiago

<br />
abraço

Boa tarde obrigado pela resposta, sou novo no delphi e mais uma duvida como eu adiciono esse "link" na propriedade masterfield?

CONSEGUI LINKAR FUNCIONOU AMIGO VALEUS :D
Responder

Gostei + 0

02/12/2018

Thiago

<br />
abraço

Boa tarde obrigado pela resposta, sou novo no delphi e mais uma duvida como eu faço uma condição manual para mostrar os dependente comparando com select tbcliente.cliente_codigo_pk e tbdependente.cliente_codigo_fk , se linha selecionada da grid1 a grid2 exibir as linhas selecionadas tentei por varias formas, com clientdataset.fieldbyname mas nao consigo pensar numa logica para fazer isso com comparacoes, pq do jeito q vc falou esta dando Key Violation, ja tentei de varias formas mas ainda esta dando este erro
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar