Fórum Senha no .gdb #43086
14/03/2004
0
Alguém pode me dizer como colocar senha num .gdb pra impedir que a base seja livremente sem ter que trocar a senha do sysdba?
Valeu, abraços!
Rodsrabbit
Curtir tópico
+ 0Posts
16/03/2004
Afarias
Bom... a segurança do IB está baseada no servidor. Não tem como ´segurar´ (criptografar) o banco de dados.
T+
Gostei + 0
16/03/2004
Delphi32
Gostei + 0
16/03/2004
Afarias
|saiba a senha do SYSDBA o InterBase vai abrir o banco, certo?
Correto! Pois o banco não é encriptado.
Como na maioria (ou totalidade) dos SGBDs a segurança dos dados está baseada no servidor (sistema operacional).
T+
Gostei + 0
19/03/2004
Rodsrabbit
porém, existe alguma forma de restringir o acesso de usuários curiosos a essas bases ou não há um modo de dificultar alguem que use o ib ou firebird de acessar as tabelas e tudo mais dentro do banco?
Gostei + 0
19/03/2004
Afarias
|a essas bases ou não há um modo de dificultar alguem que use o ib ou
|firebird de acessar as tabelas e tudo mais dentro do banco?
Só conecta no banco se tiver a senha de um usuário q tenha acesso ou do SYSDBA.
A proteção do banco de dados fica por conta de vc configurar o servidor (leia-se: sistema operacional) para q NINGUEM tenha acesso ao(s) arquivo(s) GDB (arquivos de dados) -- apenas o serviço do IB (ou FB) deve ter acesso aos arquivos.
T+
Gostei + 0
21/03/2004
Pimenta
Como está o Firebird no que diz respeito a acessos não autorizados? Trabalho com clientes que utilizam, em sua maioria, Windows 98 e não pretendem trocar ou instalar um SO mais ´fechado´. Qual o SGBD mais indicado?
Gostei + 0
21/03/2004
Rocsadan
Gostei + 0
21/03/2004
Afarias
FALSO
- No aspecto segurança, como qualquer outro SGBD a segurança esta baseada no sistema operacional do servidor.
- No aspecto corrupção de dados, a mesma coisa... não há sistema q resista ao mau uso!! existe muito material (manuais, artigos, etc.) que demonstram claramente como evitar corrupções em bancos de dados (Interbase ou Firebird neste caso) -- basta ler e ficar por dentro
O resumo destes tópicos é:: o maior mal é a falta de informação! Não adianta ter o ´melhor´ e ´mais seguro´ banco de dados e sistema operacional, se usados de forma incorreta! qualquer um vai invadir e se dizer Hacker! ... no fundo só há um responsável (para mim):: o administrador!
NENHUM SGDB é seguro (ou tem boa performance) em Windows98/Me -- utilize gerenciadores de arquivo que permitam criptografia (paradox, access) -- Entretanto na maioria destes, a criptografia é facilmente quebrada, mamão com açucar!
Uma opção q eu acho vc poderia considerar é o FlashFiler ... é um gerenciador de arquivos C/S com criptografia q parece legal e é open source.
Outra coisa é no tocante a corrupção de dados... Windows98 é frágil e portanto, não tem como descartar a opção de ´forced writes´ do IB.
Sistemas sérios rodam em sistemas operacionais sérios:: WindowsNT/2000, Linux, e outros ´Unixes´ -- Não há desculpa para não ter um destes servidores... por mais ´poucos recursos´ que seus clientes tenham, um servidor Linux custa *MUITO* pouco.
Windows98/Me vc quer dizer. Isso não é assim para WindowsNT/2000 e XP (resumindo:: todos os NTs)
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)