Senha

21/03/2003

0

Olá pessoal tudo bem, eu to querendo saber como faço uma caixa de dialogo para que o usuário possa digitar uma senha e poder acessar um formulário qualquer , claro ele vai ter que registrar essa senha antes de poder usa-la no formulário, e outra coisa eu também queria saber como faço para camuflar essa senha. Ex: O usuário digitou uma senha chamada “TESTE”, mas em vez de aparece o nome “TESTE” no Edit1, eu quero que apareça um caracter, exemplo um asterisco “*” intenderam, parece bem simples mais não estou sabendo, se alguém poder me ajudar eu vou ficar muito agradecido.


Anonymous

Anonymous

Responder

Posts

21/03/2003

Anonymous

Quanto ao aparecimento da senha basta você colocar um componente maskEdit e alterar a propriedade PassWordChar para o caractere que de sua escolha, o mai comum é o asterisco.

Quanto à verificação da senha, dê uma olhada no código abaixo, talvez ajude. É um exemplo do formulário de login do meu sistema. Tem algumas rotinas faltando, mas acha que servirá como base para a sua idéia.

Até mais!

procedure TfrmLogin.btnEntrarClick(Sender: TObject);
var cont : integer;
begin

if((edtNome.text = ´´ ) or (edtSenha.text = ´´)) then
begin
application.messageBox(Pchar(´Informe seu login e sua senha!´), ´Atenção!´, MB_OK + MB_ICONWARNING);
edtNome.SetFocus;
end
else
begin
if(edtNome.text = ´MASTER´) then
begin
if(edtSenha.text <> ´123´) then
begin
application.messageBox(Pchar(´Senha inválida para o usuário Master!´), ´Atenção!´, MB_OK + MB_ICONWARNING);
edtSenha.setfocus;
end
else
begin
grupousuario := ´6´;
uGlobal.sig_usuario := ´MASTER´;
uGlobal.nom_usuario := ´MASTER´;
uGlobal.niv_usuario := ´6´;
Application.CreateForm(TfrmMenu, frmMenu);
frmmenu.showmodal;
frmLogin.Destroy;
end;
end
else
begin
usuariologado := edtNome.text;
with qryusuario do
begin
Close;
SQL.Clear;
SQL.Text := ´Select * from Usuario ´ +
´ where sigApelido = ´ + quotedstr(uppercase(edtNome.Text))+
´ and senha = ´ + quotedstr(uppercase(edtSenha.Text))+
´ and situacao = ´+ quotedstr(´0´);
open;
cont := RecordCount;
end;
if(cont > 0) then
begin
grupousuario := qryusuario.fieldbyname(´grupo´).asString;
uGlobal.sig_usuario := qryusuario.fieldbyname(´sigApelido´).asString;
uGlobal.nom_usuario := qryusuario.fieldbyname(´usuario´).asString;
uGlobal.niv_usuario := qryusuario.fieldbyname(´grupo´).asString;
Application.CreateForm(TfrmMenu, frmMenu);
frmmenu.showmodal;
frmLogin.Destroy;
end
else
begin
application.messageBox(Pchar(´Usuário inválido, tente novamente.´), ´Atenção!´, MB_OK + MB_ICONWARNING);
edtNome.setfocus;
end;
end;
end;
end;


Responder

21/03/2003

Sandrodantas

Essa parada de grupo6, são rotinas que implementei para dar acesso a alguns formulários (níveis de acesso), portanto, não fique se questionando o que seria isso, pois esqueci de retirar estas linhas do código, ok!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar