Serviços, horas e valores

30/01/2016

0

Quanto cobrar por um site, envolve conhecimento, horas trabalhadas, valor da hora, não sei se cabe a tecnologia em questão, mas no final, se o site for feito por um CMS´s o trabalho pode ser menosprezado? Como seria essa questão do valor?
Fabio Santos

Fabio Santos

Responder

Posts

30/01/2016

Jothaz

Tem dezena de post sobre este assunto aqui no fórum, pena que a busca do fórum é uma bosta e não ajuda muito.

Varia de região para região e principalmente de pessoa para pessoa.
Eu posso considerar que não trabalho por menos de 150,00 a hora, mas você pode considerar que 30,00 a hora lhe serve, então tudo é pessoal.

As vezes vale a pena ganhar menos e ganhar o cliente, outra vezes não.

Acho que uma forma boa de tentar precificar seu trabalho é definir o quanto você quer ganhar por hora.
Depois tentar estimar quantas horas vai gastar para realizar o serviço, colocar uma "gordura" de uns 20%.

Agora vai muito do cliente, alguns consideram que TI é gasto outros consideram TI investimento e área estratégica da empresa.
E muitos clientes não vão querer pagar o que você propõe por avareza, então somente você poderá definir se vale a pena o projeto e qual o valor.

Sobre cobra de CMS, eu não pagaria um centavo, mas porque trabalho na área e faria o trabalho eu mesmo.

Mas tem muita gente que cobra, acho que a ideia e estimar o tempo trabalhado e cobra o valor justo, de modo que você e o cliente saiam satisfeito.

O mais importante é gerar um documentação básica de escopo, os requisitos e estimativa de prazo, para o cliente aprovar e para você ter um roteiro do que terá de ser feito, pois as vezes o cliente vai incluindo mais funcionalidades e não quer pagar por elas. Com um documento fica mais fácil controlar isto. Quer algo que não esteja no documento vai pagar mais e o tempo vai ser maior.

Outro detalhe é dar uma data para entrega do serviço e cumpri-la, pois a reclamação recorrente é de que profissionais de TI são picaretas e não entregam os combinado.
Responder

30/01/2016

Marcelo Pastore

Achei recentemente um pequeno informativo que pode ajudar, incluindo uma planilha.

[url]http://davifma.blogspot.com.br/2013/04/quanto-cobrar.html[/url]
Responder

31/01/2016

Fabio Santos

Acho que uma forma boa de tentar precificar seu trabalho é definir o quanto você quer ganhar por hora.
Depois tentar estimar quantas horas vai gastar para realizar o serviço, colocar uma "gordura" de uns 20%.


Jothaz:
Mas como se basear pela hora, um valor que não seja considerado caro e tambem não seja considerado abusivo? Sobre cms, creio que apesar das "facilidades" ninguem quer fazer por conta, isso serve para nós da T.I.

Marcelo, interessante a planilha, quando souber o valor da hora acho que utiliza-la, mas primeiro ver com mais calma.
Responder

31/01/2016

Marcelo Pastore

É uma boa, quando ter essa base, utilize-a.
Responder

01/02/2016

Jothaz

O valor depende muito da região. Faça uma pesquisa de quais os preços cobrados na sua região, pois é a única forma de saber realmente qual o valor.

Como eu disse você é que deve definir quanto você quer receber por hora, não tem como eu definir este valor. Se é abusivo ou não que vai dizer é o mercado.

Se você você é um iniciante buscando experiência e não tem de se preocupar com as contas no final do mês, terá mais facilidade de definir este valor, claro sem trabalhar de graça.

Qual o valor você esta pensando?

Qual o esforço para desenvolver o projeto em questão: é complexo, médio e baixo?

Com relação a venda CMS sei que o cliente não vai fazer, mas é simplesmente não conhece, então você pode cobrar o que você quiser. Se quiser cobrar 10.000 por um site mequetrefe do WordPress, mas o cliente ficar satisfeito, ótimo. Só tom cuidado para o cliente não descobri que é algo mais simples e você queimar seu filme.

A sua reputação é tudo neste ramo, então cumpra os prazos acordado e cobre bem, mas seja honesto e justo nos valores.


Acho que uma forma boa de tentar precificar seu trabalho é definir o quanto você quer ganhar por hora.
Depois tentar estimar quantas horas vai gastar para realizar o serviço, colocar uma "gordura" de uns 20%.


Jothaz:
Mas como se basear pela hora, um valor que não seja considerado caro e tambem não seja considerado abusivo? Sobre cms, creio que apesar das "facilidades" ninguem quer fazer por conta, isso serve para nós da T.I.

Marcelo, interessante a planilha, quando souber o valor da hora acho que utiliza-la, mas primeiro ver com mais calma.
Responder

01/02/2016

Fabio Santos

Eu diria que um sites simples, com um menu, icones de rede social, cada menu leva a uma pagina, tudo certinho(padronizado), creio eu que 1.0 é até um valor interessante.
Responder

01/02/2016

Marcelo Pastore

Se conhecer alguem que trabalhe, é até bom para ter informações mais detalhadas.
Responder

01/02/2016

Marcos P

Fábio ,


Eu diria que um sites simples, com um menu, icones de rede social, cada menu leva a uma pagina, tudo certinho(padronizado), creio eu que 1.0 é até um valor interessante


1.0 = R$ 1,00 ?

É isso ou entendi errado ?
Responder

01/02/2016

Fabio Santos

Não, 1.0 = 1.000,00
Responder

01/02/2016

Marcos P

Ufa !!!

Melhor assim...
Responder

01/02/2016

Fabio Santos

Pensei que esse "linguajar" ou "código" fosse conhecido, algum amigo da T.I te pergunta, quanto você recebe, respondem: 1.0, 1.2, 1.5, 2.0.
Responder

01/02/2016

Jothaz

O escopo que você postou esta muito reduzido ou realmente o site tem poucas funcionalidades?

Mas se for o que entendi é um site estático (HTML e CSS puro) sem nenhuma interação com banco de dados e se o cliente esta disposto a pagar 1.0 (eu conheço 1k), esta ótimo.
Ele merece até um beijo! kkkkkkkkkkkkkk

Eu diria que um sites simples, com um menu, icones de rede social, cada menu leva a uma pagina, tudo certinho(padronizado), creio eu que 1.0 é até um valor interessante.
Responder

01/02/2016

Fabio Santos

Um site de fotografia, um portfolio.
Responder

02/02/2016

Jothaz

Se você se sente confortável em cobrar este valor esta ótimo.
Afinal de contas se o o cliente ficar satisfeito vai fazer uma propaganda, o que pode angariar novos clientes e você tem um item no seu portfólio.
Responder

02/02/2016

Fabio Santos

Se você se sente confortável em cobrar este valor esta ótimo.
Afinal de contas se o o cliente ficar satisfeito vai fazer uma propaganda, o que pode angariar novos clientes e você tem um item no seu portfólio.


Levando em conta que algumas partes eu sabia e outras tive que aprender, creio que seja um valor justo, pela questão do trabalho, tempo dedicado, mas existirá uma questão principal, a satisfação do cliente.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar