Fórum Shape #194290
11/11/2003
0
Criei um programa e ele está quase pronto, só faltam duas coisas que eu não estou conseguindo achar solução. São elas:
1)Coloquei um Shape no Form e gostaria de criar um evento caso o usuário clique nele. Como faço?
2)Coloquei um Edit em que o usuário, ao clicar em um pincél, aparece uma cor, escolhida por ele num ColorDialog, transforma em HexaColor. Coloquei um botão para o usuário salvar a string desse edit(Utilizei arquivos INI). Coloquei um botão para abrir esse arquivo. Beleza, consegui fazer isso tudo, salvar e abrir, o problema é que gostaria que ao abrir a string o Shape ficasse da cor que foi aberta (o Edit abrirá uma cor no formato Hexa).
Celo-faveri
Curtir tópico
+ 0Posts
11/11/2003
Beppe
Coloque no OnCreate do form e crie um evento OnClick manualmente:
type TForm1 = class(TForm) procedure FormCreate(Sender: TObject); private procedure ShapeClick(Sender: TObject); end; procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); type TControlHack = class(TControl); begin TControlHack(Shape1).OnClick := ShapeClick; end; procedure TForm1.ShapeClick(Sender: TObject); begin ... end;
2) Shape1.Brush.Color := StringToColor(Edit1.Text);
Ataliba
Gostei + 0
12/11/2003
Celo-faveri
type TForm1 = class(TForm) procedure FormCreate(Sender: TObject); private procedure ShapeClick(Sender: TObject); end; procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); type TControlHack = class(TControl); begin TControlHack(Shape1).OnClick := ShapeClick; end; procedure TForm1.ShapeClick(Sender: TObject); begin ... end;
Ataliba...valew pela ajuda, mas não deu certo o negócio do ShapeClick...
aparece o seguinte erro:
´[Error] Unit1.pas(29): Local class, interface or object types not allowed´.
achei isto no Help do Delphi5:
´Declaration
TSeriesClick = procedure(Sender:TChartSeries; ValueIndex: LongInt; Button: TMouseButton; Shift: TShiftState; X, Y: Integer);
Description
The TSeriesClick type points to a method that notifies a TChartSeries component that an event has occurred. It is used by the OnClick Event.´
Mas não consegui usá-lo.
Se puder me ajudar ficaria muito grato!!!
Ficaria mais grato ainda se pudesse me madar um exemplo (celo_faveri@hotmail.com);
Valew mesmo!
T+ :wink:
Gostei + 0
31/05/2021
Wanderson Cardoso
Criei um programa e ele está quase pronto, só faltam duas coisas que eu não estou conseguindo achar solução. São elas:
1)Coloquei um Shape no Form e gostaria de criar um evento caso o usuário clique nele. Como faço?
2)Coloquei um Edit em que o usuário, ao clicar em um pincél, aparece uma cor, escolhida por ele num ColorDialog, transforma em HexaColor. Coloquei um botão para o usuário salvar a string desse edit(Utilizei arquivos INI). Coloquei um botão para abrir esse arquivo. Beleza, consegui fazer isso tudo, salvar e abrir, o problema é que gostaria que ao abrir a string o Shape ficasse da cor que foi aberta (o Edit abrirá uma cor no formato Hexa).
Use um button e use esse método
https://drgarcia1986.wordpress.com/2011/08/24/arredondando-a-borda-de-componentes-no-delphi/
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)