Fórum showmodal, como acessar um fsMDIChild #356168
29/03/2008
0
tem um formulario que e fsMDIChild, que carrega uma tela de pesquisa que e fsnormal em showmodal
essa tela de pesquisa tem um listview onde e carregado os resultados da pesquisa.
no evento onselectitem eu tento passar os valores que estao no listview da tela de pesquisa para os edits do formulario fsMDIChild, o que gera sempre erro de acesso de memoria.
nao tenho como habilitar ( enabled = true ) os edits do formulario fsMDIChild para que esses possam receber os valores que foram selecionados no listview do formulario de pesquisa fsnormal ?
um forte abarco a todos
alineri
Alineri
Curtir tópico
+ 0Posts
29/03/2008
Marco Salles
Que evento é este ????
e como voce esta fazendo este passagem de valores ????
Gostei + 0
29/03/2008
Paulo
Gostei + 0
31/03/2008
Alineri
o que foi colocado de forms em showmodal terem prioridade desse proceder, ja tentei de tudo e nao funciona.
acho que vou trabalhar com vars globais mesmo.
o que eu gostaria de faezr e isso:
tenho um form simples, que carrega foto e dados de pessoas, e um botao que carrega uma tela de pesquisa por nome.
essa tela de pesquisa e menor que o form principal, quando ela e carregada ( pesquisa ) queria ao selecionar os itens no listview, ( no evento onselectitem ) carregar as informacoes nop form principal ( foto e dados ) sem ter que clicar no botao de ok do formulario de pesquisa mas pelo visto acho que isso nao e possivel com forms em showmodal
Gostei + 0
01/04/2008
Marco Salles
Primeiro :
Segundo:
acredito que voce consegui acessar o form da tela de pesquisa em Showmodal ... Isto é um pouco confuso pq não é praxi e se não me engano isto so é possivel se a [b:964025eaca]propriedade visible do form estiver em false[/b:964025eaca] . Eu Digo confuso pq so este fato muitas das vezes ja seria motivo de dúvidas , Mas parece que contrariando o título :
[u:964025eaca][b:964025eaca]showmodal, como acessar um fsMDIChild[/b:964025eaca][/u:964025eaca]
Sua duvida não é o acesso ao fsMDIChild e sim a passagem de parâmetros de form Consulta que esta em ShowModal para o Form
fsMDIChild
Se o racicineo estiver condicente com aquilo que lhe passa , o problema se resumo na passagem de parâmetros . Isto é os Acessos Violados
Eu confesso que usei um conteudo de um edit.text num form ShowModal e passei este valor sem nenhum problema para um outro Edit localizado no Form fsMDIChild .
[color=darkred:964025eaca][b:964025eaca]A unica coisa que eu fiz foi a Chamada do Form
ShowModal pelo Form fsMDIChild[/b:964025eaca][/color:964025eaca] ...
Não seu se este é o seu caso , se for faça este simples teste e conclua que o erro pode estar no codigo usado no evento [b:964025eaca]onselectItem [/b:964025eaca]
Gostei + 0
01/04/2008
Alineri
consegui ainda pouco resolver meu problema.
bem eu tenho dois forms
form1 = fsMDIChild,
form2 = fsMDIChild mudei o parametro do formulario
o form1 e o formulario principal
p form2 e o formulario de pesquisa
o form2 estava sendo carregado em showmodal, e o resultado da pesquisa e carregado em um listview.
estava querendo passar os valores da pesquisa no evento onselectitem do listview sem encerrar ( fechar ) o form2 ( formulario de pesquisa )
qual e a ideia. o form2 ( pesquisa ) e menor que o form1, ao selecionar os itens do listview o usuario veria os dados sendo alterados no form1 ( principal )
so que os formulario carregados em showmodal tem prioridade no sistema, e todos os demais itens ficam sem acesso.
pelo que pesquisei somente e possivel enciar dados de um form em showmodal para outro form quando encerramos o form em modal ex:
if form2.ShowModal = mrOk then
dessa forma ao prescionar o ok conseguimos trabalhar com os dados das variaveis tranquilamente.
o que eu fiz para resolver e atender a solicitacao de um usuario foi
ao carregar o form2 ( pesquisa ) faco form1.enabled := false, dando ´quase´ a impressao de ser um modal, dessa forma consigo utilizar o evento onselecitem do form2 ( pesquisa ) para passar os dados para o form1 sem ter que fechar o form2 ( pesquisa )
um forte abraco a todos
alineri
Gostei + 0
02/04/2008
Marco Salles
Eu tb Tinha observado que vc estava pesquisando em outro forum , inclusive com aquilo que voce diz :
Mas eu discordo profundamente desta sua interpretação . Imagine que voc tenha dois forms
O Form1 tem um edit e chama o Form2 em ShowModal
O Form2 tb tem um edit
Nun Botão do Form2 no Evento OnClick o seguinte Código
[b:9a83f153e5]Quer dizer que o valor de De Text do edit1 do Form2 so é enviado ao Edit1 do Form1 so depois que o Form2 Fecha ???????[/b:9a83f153e5]
Então eu discordo , e a interpretação do Codigo abaixo é :
if form2.ShowModal = mrOk then begin // Bloco1 end else begin // Bloco2 end;
na minha concepção quando se fecha o form2 se o modalResult for OK
Executara o Bloco1 se o modalResult for <> mrOk resultara o Bloco2
então o que que voce tem com isto ??? Voce tem uma Opção que depende de como o Form2 sera encerrado o codigo tomará uma ou outra decisão e estas Decisões so serão processadas quando o form2 for finalizado
é bom deixar estas coisas claras pq sua dúvida pode ser particular mas o conceito não pode ser pessoal ...
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)