Simulação de DataModule da revista não funciona !!!

29/11/2005

0

Olá, senhores.

Começo a ficar muito irritado com o Delphi 2005!!! Parece que nada funciona como deveria funcionar.

Vamos à próxima reclamação e fato desesperante: as conexões com banco de dados devem ser repetidas em cada formuláro!!!
Bem.. É o que parece.

Na edição 65 da revista ClubeDelphi, seção Cartas, é mostrado como simular um DataModule tal como no Delphi 7 e anteriores. Mas não funciona como deveria.

Ali é citado para criarmos as conexões e objetos, depois modificar a propriedade Modifiers para Public. Mas o desesperante é que o componente só fica visível para o editor de código. Eu não consigo atribuir uma conexão a um DataAdapter e, então, atribuir as propriedades dos componentes de tela.

Vamos ter que criar uma conexão em cada um dos formulários que acessam dados? Só assim, parece, que é possível trabalhar com os componentes em design-time.

´Pelo amor de Deus´... Como resolver isso?
Cada formulário que criamos tem que ter acesso, em tempo de design, à conexão única do aplicativo com o banco de dados.

Um exemplo besta: se no DataExplorer eu estou vendo a Query que eu quero dar acesso, ao arrastá-la para o formulário o ´dito-cujo´ cria uma nova conexão ao invés de usar uma centralizada. E pior: não deixa modificar a propriedade no Object-Inspector para se acessar a conexão lá no módulo já preparado.

NÃO TEM NEXO!!!

Como contornar isso?

...Novamente, desesperado,

Ricardo Ildefonso.


Ildefonso

Ildefonso

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar