Simular um ambiente com SQL Server

02/09/2012

0

olá a todos, estou precisando de ajuda com relação ao SQL Server 2008, 2005, 2000 e sobre o S.O Windows Server 2005,
bom estou querendo simular um ambiente, onde desejo ter algumas maquinas com Windows Server 2005(SQL Server 2008, 2005, 2000) e uma com XP (SQL Server 2008 Express), irei usar o Virtual PC, gostaria de saber como faço a configuração de rede para que todas essas maquinas e os SQL Server´s se comuniquem sem nenhum problema.

obrigada!!!!!!!
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

03/09/2012

Alex Lekao

Ola Mariana, bom dia!!!

Nao tenho muita certeza quanto ao virtual pc, mas acredito que agora vc tera que usar o Hiper-V da microsoft, se nao me engano ele substituiu o VirtualPC no windows 7 e 2008.

Eu utilizo o Virtual Box, com Windows 7, e tenho maquina virtual linux e windows para testes, no Windows intalado na VM eu utilizei a configuracao de placa de rede como Bridge, assim a maquina virtual obtem os enderecos IP do DHCP sem problemas nenhum, no meu ambiente eu tenho um servidor de DHCP, acredito que mesmo sem o servidor e vc fizer com esse tipo de configuracao vc nao tera problemas.

Eu optei pelo Virtual Box porque achei mais simples e leve que os demais.

Abraco.
Responder

04/09/2012

Mariana Carvalho

Alex, eu queria apenas um ambiente para aprender, vc citou Hiper-V, esse não é para ambiente de produção???
e creio que minha maquina não iria suportar...
Responder

04/09/2012

Alex Lekao

Oi Mariana, boa noite!!!

Tente utilizar o Virtual Box, ele eh muito bom e bem leve.

Eh claro que vai depender das configuracoes do seu pc para vc criar um VM estavel e veloz.

vou fazer uns testes aqui referente ao Hiper-V e qqr coisa posto aqui novamente.

Abraco.
Responder

05/09/2012

Mariana Carvalho

muito obrigada Alex, fico no aguardo sobre o Hiper-V!!!
Responder

08/09/2012

Alex Lekao

Ola Mariana, bom dia!!

Realmente o Hiper-V vc ira precisar instalar em servidor Windows 2008, estive fazendo algumas pesquisas e testes e nao deu certo.

Fiz o Teste com o Virtual PC da Microsoft, e para windows 7 parece ter duas versoes a versao para rodar o Windows XP e a da maquina Virtual Propriamente dita, o problema eh que caso o computador hospedeiro nao tenha umas coisas bem especificas para ele, vc tera que fazer algumas outras instalacoes que removem a obritariedade de uso, da um pouquinho de trabalho mas da para instalar; pensando nisso eu sugiro usar o Virtual Box, como havia dito antes, ele é bem leve e sem complicacoes para a instalacao, facil operacao e intuitivo.

Espero ter podido ajudar.

Abraco.
Responder

09/09/2012

Mariana Carvalho

Obrigado Alex, suas informações foram bastante uteis...vou ver aqui qual seria a melhor opção!!!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar