Fórum Sincronização de Formulários #253956

11/10/2004

0

Pessoal, como sabem sou iniciante no Delphi (acabei de fazer um curso de 40h ´para iniciantes´) e, infelismente, tenho inúmeras dúvida. Daí eu postar, aqui, questões muito simples (coisa de iniciante mesmo!) e talvez não despertar maiores interesses nos demais cologas. Peço desculpas por isso.

Nesse sentido é que posto mais uma dúvida e peço a ajuda daqueles que têm paciência em ajudar aqueles que sabem muito pouco, pouco mesmo, porém tem grade interesse em aprender.

Questão: como sincronizar dois forms?

Explico:

Tenho um form principal, onde são mostrados os dados principais e constantes (fixos) do empregado, tais como nome, data nascimento, cpf, etc.
Em um outro form, mostro outras informações desse funcionário, normalmente as informação ´variaveis´, tais como frequencia, progressão funcional, afastamentos, etc.
A idéia é que ao clicar, por exemplo, no botão ´frequencia´ existente no form_principal do empregado seja aberto o form_freq e mostre as frequencias do empregado corrente no form_principal. E mais.. qdo se clicar nos botões de navegação além de mudar o empregado corrente, é preciso que os dados no form_freq sejam mudados também.

desculpem se me alonguei demais e se não me fiz entender.
obrigado

Ananias Duarte

Ananias Duarte

Responder

11/10/2004

Samth

Não se preocupe com isso, Ananias, todos ja foram iniciantes um dia. Eu sei como é isso...as vezes alguns se esquecem disso e tripudiam dos outros.

Mas... Você quer sincronizar form mesmo ou duas tabelas?

Se você colocou os dados em uma tabela só, quando você abre a mesma tabela em outro form, normalmente, ela já esta no registro atual escolhido.

Se vc quer sincronizar duas tabelas (mostrar o registro de uma relacionado ao de outra) você deve criar um relacionamento entre elas por um campo (por exemplo ID). Dá uma olhada em:

[url]http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2491&cc=22[/url]