Fórum Sintaxe para Criar Funções #207770
20/01/2004
0
Gostaria de saber como é que eu faço para criar um funçao, na verdade estou desenvolvendo uma aplicaçao na qual cada form tem o seu respectivo nome, e eu gostaria de demonstrar no statusbar o nome do formulario, e queria criar uma funçao pra isso pra diminuir linhas de codigo, so que nao sei direito como é a sintaxe para uma funçao, como declarala, que parametros passar, alguem poderia me ajudar ou orientar onde posso encontrar um conteudo sobre o assunto.
Grato.
Grato.
Danilocalixto
Curtir tópico
+ 0
Responder
Paulo_amorim
Olá
Não sei bem se eu entendi, mas vc quer declarar uma Funçao que voce criou, eh isso?
bom...
se ela vai ser acessada por todos os Forms, vc deve declará-la como global, isso deve ser feito em uma Unit que todos os Forms terão relacionamento. Assim, crie-a no Form Principal ou em uma nova Unit, por exemplo Globais.pas
onde sao declaradas todas as procedures (btb.Clicl, etc...) escreva o nome da procedure e os parametros, desse modo
function <nome>(<parametro>: <tipo do parametro>): <tipo>;
p.exemplo: function MostraForm( i :integer; s,c: String): Boolean;
(funçao com parametros que retorna TRUE ou FALSE)
então declare novamente esta função la embaixo, na implentaçao:
function MostraForm( i: Integer; s,c: String): Boolean;
begin
end;
Qualquer coisa, mande uma resposta que eu estarei feliz em ajudar ou ser mais claro.
Até+
Não sei bem se eu entendi, mas vc quer declarar uma Funçao que voce criou, eh isso?
bom...
se ela vai ser acessada por todos os Forms, vc deve declará-la como global, isso deve ser feito em uma Unit que todos os Forms terão relacionamento. Assim, crie-a no Form Principal ou em uma nova Unit, por exemplo Globais.pas
onde sao declaradas todas as procedures (btb.Clicl, etc...) escreva o nome da procedure e os parametros, desse modo
function <nome>(<parametro>: <tipo do parametro>): <tipo>;
p.exemplo: function MostraForm( i :integer; s,c: String): Boolean;
(funçao com parametros que retorna TRUE ou FALSE)
então declare novamente esta função la embaixo, na implentaçao:
function MostraForm( i: Integer; s,c: String): Boolean;
begin
end;
Qualquer coisa, mande uma resposta que eu estarei feliz em ajudar ou ser mais claro.
Até+
Responder
Gostei + 0
20/01/2004
Rômulo Barros
Procedure ExibirNomeDoForm;
Begin
Showmessage(Self.name);
End;
Basta chamar no evento OnCreate dos formulários....
Begin
Showmessage(Self.name);
End;
Basta chamar no evento OnCreate dos formulários....
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)