Sistema de backup em nuvem

03/10/2015

0

Olá a todos

Já estou no mundo da programação a uns 4 anos, porém acho que o maior problema meu e de mais algumas pessoas é em começar um novo projeto. Mesmo que você pense em algo vai ser necessário muito estudo e ainda é muito arriscado você perder tempo estudando e não ser aquilo que precisa no momento. Por isso conto com a ajuda de quem sabe.

Estou com um projeto novo, o desenvolvimento de um sistema de backup em nuvem. Já procurei algumas soluções porém sempre tem algo que não satisfaça

O que tentei até agora foi fácil, fazer backup de um arquivo através de comunicação FTP para o serviço Adrive(tem 50gb free) usando o indy do Delphi, tentei outras alternativas pelo Lazarus e Eclipse porém não foi satisfatório. na tentativa que deu certo usando o delphi o arquivo chegou varias vezes corrompido e como trata-se de arquivo importante não vai ser possível trabalhar desta maneira.

atualmente utilizo o logmein backup, porém ele não esta sendo muito confiável nem mesmo fácil de instalar em certos sistemas operacionais, além de ser caro. Preciso diminuir os custos.

Gostaria de ajuda de vocês, não para mostrar algo pronto, mas sim me mostrar alternativas para que eu possa estudar. Preciso que o funcionamento deste sistema seja da seguinte maneira.

- que use o máximo de componentes free, até mesmo se puder evitar o Delphi.
- realize upload de arquivos com tamanho de 1mb até 1,5gb.
- se possível checar os arquivos na chegada para evitar que chegue corrompido.
-armazenamentos dos backups em nuvem
- arquivos identificados com id do cliente
- protocolo a ser usado não deve sofrer incidência de bloqueio nos clientes, já dei uma olhada em FTP, SFTP, P2P, SOCKET.
- o aplicativo cliente vai fazer backups programado seguindo o horário do sistema operacional
- devo receber notificação de backups não recebidos
- procurei pelo armazenamento do amazon, porém não entendo muito o funcionamento nem mesmo como poderia implementar
- tenho um problema em entender questões de comunicação cliente/servidor, por exemplo, como faço um aplicativo servidor escutar o recebimento do arquivo ou até mesmo este aplicativo servidor armazenar uma pagina web para gerenciamento(como comunica-se com a interface). Até mesmo como comunicar com o o cliente com o servidor para informar falhas de backup etc...


Espero que possam me ajudar e até mesmo me indicar algum curso aqui no DevMedia que possa auxiliar nos estudos.

obs: tenho conhecimento básico em algumas linguagens:
-sql - postgres, firebird
-java - eclipse - mexi com swing e algumas coisas de webservice
-pascal - delphi, lazarus
- tentei implementar um serviço através do elastics também, mas sem sucesso

parece um currículo kkk
Bruno Silva

Bruno Silva

Responder

Posts

31/03/2021

Joana

As soluções da backup garantido são mt boas e tem diversos benefícios, vale muito a pena https://backupgarantido.com.br/
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar