Fórum sistema de lock #345983
13/09/2007
0
Boa tarde, tenho uma dúvida e preciso de opiniões.
Tenho uma tela de cadastros (pacientes), multi usuário.
Quando um determinado usuário cadastrar um paciente, e outro cadastrar/alterar o mesmo código da tilt...
O que fazer ?
Verificar o último cadastro e adicionar +1 na hora de inserir, ou enviar uma mensagem para o usuário que o código número X, está sendo utilizado por usuário X.
Tenho uma tela de cadastros (pacientes), multi usuário.
Quando um determinado usuário cadastrar um paciente, e outro cadastrar/alterar o mesmo código da tilt...
O que fazer ?
Verificar o último cadastro e adicionar +1 na hora de inserir, ou enviar uma mensagem para o usuário que o código número X, está sendo utilizado por usuário X.
Unix
Curtir tópico
+ 0
Responder
Raserafim
vamos dividir o prolema em duas partes:
- se o código é fornecido pelo usuários (por exemplo através de uma ficha ou algo do tipo) então você tem que avisar que o código já está sendo utiliado.
- mas se o código é gerado automaticamente este tipo de problema não é para acontecer. se acontece é erro no modo como você está projetando o sistema, erro no modo como está gerando o código.
o código deve ser gerado apenas no momento da gravação do registro, é neste momento que vc deve verificar qual o maior número utilizado e então acrescentar mais um.
eistem várias formas de se fazer isso, vou apresentar duas:
- vou vc fa uma consulta SQL que lhe retorne o maior valor
- ou você utiliza um Generator no fireird (se é esse o seu db).
prefiro a segunda opção
- se o código é fornecido pelo usuários (por exemplo através de uma ficha ou algo do tipo) então você tem que avisar que o código já está sendo utiliado.
- mas se o código é gerado automaticamente este tipo de problema não é para acontecer. se acontece é erro no modo como você está projetando o sistema, erro no modo como está gerando o código.
o código deve ser gerado apenas no momento da gravação do registro, é neste momento que vc deve verificar qual o maior número utilizado e então acrescentar mais um.
eistem várias formas de se fazer isso, vou apresentar duas:
- vou vc fa uma consulta SQL que lhe retorne o maior valor
- ou você utiliza um Generator no fireird (se é esse o seu db).
prefiro a segunda opção
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)