Fórum Sistema em Rede #152681

07/04/2003

0

Pessoal quero colocar meu sistema na rede.. Uso paradox e D5..
Já li a respeito disso e tenho umas perguntas além das configurações do netdir e local share...

Bom quando vou configurar o meu programa no installshield eu preciso colocar minha base de dados nele também?? Já que o programa já vai acessá-la na rede??

Vou colocar minha base de dados no servidor e depois mapear todas as estações para essa base. Preciso colocar no servidor o EXE também??

E se dois os mais micros tentarem inserir registros ao mesmo tempo?? Creio eu que deve dar algum erro.. Mas algumas pessoas me disseram que se eu configurar direitinho o sistema na rede, ele controla automaticamente, tipo quando um usuário está alterando, outro abre somente leitura??? Se der erro, o que posso fazer para evitá-lo??

Bom gente quem puder me responder, ficarei muito grata......

T++

Rafaela

Rafaela

Rafaela

Responder

07/04/2003

Anonymous

Rafaela

Como sabe, o Paradox (e o dBasex e o Access) não é um Banco de Dados do tipo Cliente/Servidor, mas seu uso pode ser ´compartilhado´, isto é, pode ser usado por vários usuários ao mesmo tempo, só que com algumas restrições, lógico. Você mesma as comentou. As moificações (edição, inserção e eliminação de registros) só podem ser feitas por um usuário de cada vez. Pode até travar, pois o Paradox não sabe lidar com isso e o BDE é meio fraquinho nisso. A experiência mostra que apesar disso, o Paradox e o dBase tem se comportado razoavelmente bem para pequenas redes (até 10 usuários). O Access, com um pouco mais, mas com certeza uma aplicação mais robusta, num verdadeiro ambiente Cliente/Servidor, exige o Interbase ou algo parecido (um SGBDR). Lembre-se que o que está fazendo é disponibilizar (compartilhar) sua base de dados em uma rede, provavelmente ponto-a-ponto.

Para agilizar tudo isto, basta colocar a bae de dados em um único micro (que você chama de servidor, mas no fundo não é) e o executável em cada outro micro (os ´clientes´, que no fundo também não são).

Se a sua aplicação exigir algo mais robusto, aconselho a estudar o Interbase/Firebird (ou similar), mas será preciso uma reavaliação de conceitos, pois os dois tipos de base de dados trabalham de modo muito diferente. Tem muita gente que usa o Interbase do mesmo modo que o Paradox. Até funciona, mas n;ao está aproveitando tudo que o novo ambiente oferece. O Interbase Cleinte/Servidor tem duas instalações - a que deve ser instalada no micro servidor (puxa ! que novidade) e a versão cliente - esta disponével no disco de instalação do Delphi. Ele proóprio se encarrega do gerenciamento dos ´registros´ e usuários, evitando as ´colisões´.

Quanto ao Install Shield, como é uma versão ´light´ a que acompanha o Delphi, é meio complicado configurar corretamente as estações cliente. Se for em um emso prédio ou sala fia mais fácil. Vai lá e configura cada micro, mas se for uma rede maiorzinha, aí vai ser dureza. Nada impossível, afinal somos brasileiros, né ?

Para evitar os erros que com certeza podem aparecer, é melhor usar as exceções.

Resumindo : se for uma rede pequena, com poucos acessos simultâneos, vai ser moleza. Fácil, vai funcionar tuo bem direitinho. Quanto maior a rtede, ou o número de acessos simultâneos, vai piorando a situação.

Além disso, o Paradox tem um problema clássico de tabelas corrompidas - os índices se ´estragam´. Se puder, vá tentando mudar seu sistema para Interbase/Firebird. É melhor gastar tempo estudando uma coisa de futuro que em uma tecnologia que está sendo ´enterrada´ pela própria Borland (o BDE, Paradox, etc...)

Boa sorte e desculpe não ser mais prático, mas é melhor usar a cabeça antes do que ficar batendo com ela na perede mais tarde.

Responder

Gostei + 0

10/04/2003

Dli

Aproveitando a deixa.
4_olho, você quer dizer que eu não posso fazer a inclusão de clientes usando o mesmo form/basededados em 2 ou mais computadores ao mesmo tempo?

dli

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar