Fórum Sistema integrado com Contabilidade #307372
02/01/2006
0
A ideia e que o sistema funcione como gerador de lancamentos durante qualquer evento (registro no contas a pagar, receber, liquidação, depositos, etc)... tudo que o usuario estiver fazendo o sistema estará registrando os lancamentos de Debito e Credito de forma que teremos sempre condicoes de emitir um balancete em tempo real, e ainda exportar estes lancamentos para um sistema de contabilidade.
O problema é que, como o sistema sempre gera lancamentos contabeis para cada evento executado pelo usuario, fica dificil a manutencao do mesmo.
vcs tem alguma sugestao para desenvolver algo parecido?
Abrigado,
Sergio Augusto R Matos
Sergioaugustomatos
Curtir tópico
+ 0Posts
02/01/2006
Renatacoimbra
Eu uso da seguinte forma, tenho um plano de contas no meu sistema, e parametrizei as contas para seus respectivos eventos.
Exemplo:
No parametro eu tenho
Conta Recebimentos: 00042
Conta Pagamentos: 00054
Conta Deposito: 000321
etc...
então na hora q o usuário executa os eventos respectivos eu pego a conta no parâmetro e coloco no lançamento.
Espero ajude.
[]´s
Gostei + 0
02/01/2006
Sergioaugustomatos
na contabilidade todo lancamento deve ter outro de contrapartida.
logo se, registro uma compra a prazo entao devo registrar os lancamentos para este evento.
Debito - Patrimonio Veiculos - 1.000,00
Credito - Contas a Pagar - 1.000,00
se no vencimento liquido a divida com dinheiro do banco
Debito - Contas a Pagar - 1.000,00
Credito - Banco do Brasil - 1.000,00
o usuario deve apenas selecionar o que deseja pagar e a forma que pagou e o sistema deve fazer o restante.
entao suponhamos que o usuario ´Mane, que sempre faz coisas erradas so pra ferrar agente desenvolvedor´ registrou erradamente o contas a pagar como ´Patrimonio Veiculos´ sendo que deveria ser ´Despesas com Veiculos´.
Como vc acha que deve o sistema tratar desta atualizacao sendo que a conta ja foi liquidada.
Gostei + 0
02/01/2006
Renatacoimbra
Sim, é válido sua preocupação.
Todo meu sistema é totalmente integrado com a contabilidade dessa forma, só que para usar um sistema financeiro desses, o usuário do financeiro tem que ter um mínimo de conhecimento de financeiro e contabilidade.
vc não acha ?
[]´s
Gostei + 0
03/01/2006
Sergioaugustomatos
vc tem razao, so que procuro sempre fechar o maximo possivel as possibilidades de o usuario fazer besteiras ou no minimo disponibilizar uma forma de o mesmo concertar, mas so que em um sistema desse tipo as coisas ficam dificeis de se desenvolver e dar manutencao.
tenho algumas dividas, e ja que vc tem um sistema desse tipo funcionando, é possivel vc me ajudar com mais informação?
Obrigado.
Gostei + 0
03/01/2006
Renatacoimbra
[]´s
Gostei + 0
03/01/2006
Misael
É o seguinte, vamos supor que o nosso cliente tenha no passivo uma quantidade imensa de fornecedores, e ele sempre compra a prazo, nesse caso... vc terá que ter um codigo de paramentro pra cada lancamento de acordo com o fornecedor...(Serviçinho complicado....!!!!).
Nesse caso a paramentrição tem que ser feita pelo proprio usuario.....
Isto é: deixar aberto pra ele informar o tipo de parametrização !!!!
Esse lance é complexo se vc quiser uma força a gente troca uma ideia... valeu!!!!
Gostei + 0
04/01/2006
Renatacoimbra
Você entendeu tudo errado, no parâmetro fica só contas de lancamentos programados.
Tipo: Recebimento de Clientes, Desconto Duplicatas, Cheques Devolvidos etc.
Nesse caso especifico do fornecedor o código contábil fica no cadastro de cada fornecedor.
Gostei + 0
04/01/2006
Sergioaugustomatos
obrigado por responder.
tenho quebrado muito a cabeca, (ja gastei muito tempo nisso) e acho possivel desenvolver algo assim, mas para o usuario é que vai ficar burocratico de operar o sistema. O sistema deve monitorar todos os eventos no sistema (inclusao, alteracao, exclusao) para que o mesmo nao gere furos na contabilidade.
em um sistema normal (que não gera lancamentos contabeis), não temos que nos preocupar com os erros de inconsistencia na contabilidade tipo:
o usuario registra uma conta a pagar em uma conta de controle errada como mencionei no inicio, o mesmo não pode simplesmente editar o documento e mudar a conta de controle pois vai existir lancamentos contabeis vinculado.
logo para uma tarefa simples com alterar a conta de controle, o sistema tera que estornar os lancamentos contabeis da conta anterior e lancar os lancamentos contabeis para a nova conta, isso se o documento ja não estiver sido liquidado, o que complicaria ainda mais a situacao pois envolveria caixa e banco na salada.
será que algo desse tipo tem futuro ou a aprovação dos usuarios?
será que estou querendo desenvolver um grande elefante branco?
Qual a opiniao de voces?
Gostei + 0
04/01/2006
Sergioaugustomatos
como voce define esses parametros e qual e forma de se trabalhar com os lancamentos programados, é possivel vc dar mais detalhes de como funciona o seu sistema?
no meu caso acho que os usuarios (muitos deles) não sabem o significado de Debito e Credito na contabilidade e portanto devemos evitar que os mesmos entrem com esses dados diretamente.
Gostei + 0
04/01/2006
Ronaldo.cutu
Deixe dar uma ideia para vc,
eu tenho um sistema integrado e faço da seguinte forma
cadastro de cliente/ornecedor tenho conta contabil
na venda/compra por CFOP tenho contas contabil D e C para ICMS, IPI e Faturamento sendo que o faturamento quando deixo Zerado uma das
contas ele vai no cadastro do cliente/fornecedor buscar a conta
para o financeiro criei uma parametrização por tipo de movimento
que funciona da mesma forma, quando ele não encontra a conta nesta
parametrização ele busca no cadastro
não sei se fui claro, mas qualquer coisa estou a disposição
Ronaldo
Gostei + 0
04/01/2006
Romario
Sou Contador e trabalho com contabilidade a 30 anos. Meu problema sempre foi o Programa de Contabilidade. Por isso resolvi a alguns anos estudar programação. Daí concluí que o que o Contador quer é quase impossível para o Programador e vice-versa. O que o nobre colega quer e sempre foi meu sonho (a tal intgegração) é digitar o documento contábil uma vez só e o mesmo lançamento alimentar os varios sistemas (Folha, livros fiscais etc.). Concluindo: acho que tem apenas uma solução. Ou o usuário entende um pouco de contabilidade ou o sistema tem que prever para cada tipo de documento uma rotina ou função adequada para aquele lançamento. Ex. Compra a vista. Gerar uma rotina que lance os dados a débito de Estoque e a crédito de Caixa e também nos livros fiscais. Agora imagine uma grande empresa com 3.000 contas ??. è complicado.
Se precisarem de informações sobre contabilidade tamos aí em programação não sou muito experiente.
Abraços a todos
Romario
Gostei + 0
04/01/2006
Romulocpd
Nesta coisa de prefer cada tipo de lançamento pode-se por parametros nas tabelas auxiliares, por exemplo:
Digamos uma tabela TIPODEDOCUMENTO com:
CODIGO
DESCRICAO
até aí normal, mas daí começa:
CALCULA PISCOFINS (S/N)
CALCULA IRRF (S/N)
CALCULA ICMS (S/N)
E por aí vai... deta forma cada tipo de documento tem sua classificação e o sistema poderia calcular.
Claro que ficamos nas mãos do protozoario, quer dizer usuário, pois ele deve saber classificar diretinho.
Seria a mesma coisa por exemplo na tabela de CFOP pra emissão de nota fiscal ou entrada de nota fiscal. No CFOP colcar campos SIM/NAO de configuração daí sabe-se o que calcular e de que forma.
O que acha?
Vlw!
Gostei + 0
04/01/2006
Sergioaugustomatos
poderiamos nos organizar em um grupo de desenvolvimento para troca de experiencias e praticas ja adotadas, pois somente assim, na minha opiniao conseguir ter uma ferramenta tão desejada e sonhada por programadores e contadores.
acho que uma ferramenta dessas funcionando (na pratica) e com exito um diferencial enorme com relacao aos sistemas encontrados no mercado.
um exemplo de uma iniciativa interessante e o Projeto ACBr - Automação Comercial Brasil [url]http://acbr.sourceforge.net[/url]
o que voces acham?
Gostei + 0
04/01/2006
Romulocpd
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)