Fórum Sistema Multiplataforma #363186
25/08/2008
Olá Amigos, estou com um certo problema. Tenho um sistema feito em delphi e agora preciso passar ele para multiplataforma, mas não queria sair da linguagem delphi, então pensei em fazer uma aplicação para rodar em browser, me falaram do asp.net com delphi e tb da intraweb. Gostaria da opinião de vcs o que devo fazer, para esse meu sistema rodar multiplataforma, estou querendo usar Intraweb, assim não muda muito a linguagem. Agradeço desde já.
Multiplataforma que você está referindo é funcionar no Linux também? Se for, você pode fazer em ASP.NET ou Intraweb pra continuar no Delphi, usar Delphi pra PHP que não é Delphi mas é VCL ou então partir pro Java.
Creio que no seu caso é melhor ficar no ASP.NET e Intraweb mesmo. Se quiser uma transição gradual, vá passando as regras de negócios pra Web Services, daí tanto suas aplicações desktop quanto as feitas pra rodar via Browser vão usar os mesmos serviços, possibilitando a transição mais tranquila.
isso mesmo, seria para funcionar no LINUX e no WINDOWS, mas seria uma aplicação para rodar local, naum temos necessidade de ser WEB, agradeço pela ajuda e se tiver algo mais pra me ajudar agradeço.
isso mesmo, seria para funcionar no LINUX e no WINDOWS, mas seria uma aplicação para rodar local, naum temos necessidade de ser WEB, agradeço pela ajuda e se tiver algo mais pra me ajudar agradeço.
é como falei no post do outro forum acho que vc pode usar o BSS, e desenvolver o servidor em delphi e para rodar em linux pode usar o Kylix, que pode ser desenvolvido no proprio delphi até a versao 7, com a CLX
Tenho um mini ERP que fiz para algumas empresas e uma multinaiconal que o utiliza para o controle financeiro roda ele no Linux via WINE. Funciona perfeitamente com exceção de: RELATORIOS! Utilizei o FORTES REPORT mas não consegue imprimir nada. Só exportando pra PDF e mandando imprimir. Fora isso roda showzinho.
Também já desenvolvi sistemas utilizando WINE, tirando algumas limitações mínimas, e algumas diferenças visuais, funcionou perfeitamente. Mesmo em máquinas que não possuiam o windows instalado, apenas o Linux, como servidores e tal.
Acho que vale o aprendizado.... WINE é uma ferramenta que pode salvar a vida de muito sistema Delphi, por muito tempo. Inclusive, a própria CodeGear podia dar mais valor à esse recurso.
eh verdade... o pessoal do delphi (que nao lembro o dono do delphi este ano!) podia investir nisso mesmo.. seria uma salvaçã pra eles no mundo do linux
O BSS não comunica com o Kylix. Também não é legal desenvolver em uma ferramenta que já está descontinuada a muitos anos e com bastante bugs que nunca serão corrigidos.
Pra continuar em Delphi, você pode tentar ou via Wine, ou fazer em Delphi.net, que dá pra executar no Linux via Mono. A única limitação é que tem de usar ADO.NET, e não BDP.
01/09/2008
Álison Bissoli
também descordo do uso do kylix,
seria como comprar uma passagem para um barco que já naufragou.
o asp.net seria uma boa.
Não digo quanto ao Kylix mas sim a quem sabe ao pessoal do Delphi apoiar o projeto WINE que ficaria bem legal.
Amigo, multiplataforma, pra mim e pra vc. que ja trabalha com o delphi e se puder rodar via browse... sem sombra de dúvida vai no INTRAWEB, eu não dava nada pra essa ferramenta, mais depois que começei a desenvolver com ela fiquei surpreendido... utilize a versão 7 m diante da intraweb que ja usa a tecnologia AJAX, muito boa e de fácil e rápido desenvolvimento sem contar que existe uma empresa que desenvolve componentes para intraweb tambem ( TMS ),.
Ja que é pra web, use uma ferramenta ASp.NET com um bom servidor ou use JAVA, com certeza sua Portabilidade, CONFIABILIDADE, e MOBILIDADE estarão garantidas.
olá amigos, agradeço pelas respostas, acontece q agora cai em outro problema, preciso fazer que funcione a biometria, o scanner e tb a webcam. Como fazer isso funcionar no LINUX. Agradeço desde já os que puderem me ajudar.
Tanto o Delphi qto o Java por exemplo suportam tudo isso que vc quer fazer, no caso de Delphi vc precisará instalar o Emulador Wine, para rodar, somente isso.