Sistema para Lanchonetes

01/01/2013

0

Eu estava vendo alguns post''s no Devmedia , e vi assunto relacionados a " controle de bares,restaurantes " sao similares ao meu problema , que por ventura poderia que vocês me auxiliacem , se for possivel de nós nos se comunicar para que trocamos algumas ideias relacionadas ao fato.
Pois então, eu estou com um sistema de lanchonetes em faze de termino , unica coisa que precisa ser fenalizado é : Controle de mesas , minha parte de vendas esta toda completa ,a unica peça do quebra cabeça é este de movimento de mesas. Bom espero que você leia este email e veja com carinho se poderia me ajudar , se caso tiver algum projeto feito pra eu ter uma base , comparar com o meu, pra que eu tenha pelo menos uma base necessária.
Abraço
Att Junior Rezende
Clovis Junior

Clovis Junior

Responder

Posts

02/01/2013

Joel Rodrigues

E aí, Clovis, beleza?
Amigo, qual é exatamente sua dificuldade? Tente deixar o mais claro possível para que possamos tentar te ajudar.
Abraço.
Responder

02/01/2013

Clovis Junior

Meu problema amigo eh , ao clicar num formulario q tem botoes de mesas ele automaticamente ele irá abrir uma nova venda de cada mesa , ou seja se eu clicar no botao "mesa 1" ele abrirá uma tela de vendas da mesa 1 assim por diante, quando for mesa 2 , mesa 2
Responder

02/01/2013

Clovis Junior

Estou postando a minha idéia ,para que capturasse alguma ideia de vocês no qual preciso elaborar a parte final do meu sistema para lanchonentes, bom galera, minha ideia é um seguinte ,criei um formulario de mesas no qual tem de primeramente 4 mesas ou seja 4 botoes , nestes botoes ainda nem incrementei meu código ainda , correto ?.Bom a minha tela de vendas esta pronta , tudo certinho , esta realizando desconto etc...
Agora minha lógica é , ao clicar no botao da "mesa 1" vai abrir a tela de vendas ,nesta tela de vendas vai ter uma label mostrando o numero da mesa e uma editOcupantes pra mostrar quantos ocupantes estão na "mesa 1", bom ao realizar a abertura desta mesa , o funcionario do caixa incluirá os produtos realizados daquela mesa , mais enquanto isso esta mesa poderá ser aberta quanto puder ate a realização do pagamento da mesma, inquanto isso o funcionario poderá abrir outras mesas assim por diante. Ao abrir a mesa 1, no botão da mesa 1 , apresentará o status da mesa ou seja " ocupado,reservado,livre, fechada" .Pois ao realizar outra venda para outras mesas , será realizado o mesmo processo. caso queira voltar pra mesa 1 , mais os dados não serão habilitados para edição ou seja terá um botão para edição da determinada mesa.Por fim a mesa que for efetuar o pagamento dos teus determinados pedidos , será realizado uma emissão de um cupom nela com os detalhes dos determinados produtos e suas caracteristicas,ao fechar a conta desta mesa , automaticamente ela será realizada a liberação da mesma. Bom este é meu projeto no qual falta pouco pra terminar que é a inclusao de mesas dos pedidos de vendas. Espero que alguem do forun pode me auxiliar e fico muito grato com isso , muito obrigado !!!
Responder

02/01/2013

Joel Rodrigues

Existe uma quantidade predefinida de mesas? Ou as mesas estão cadastradas no banco?
Você já gerou os vários botões representando as mesas, ou essa é uma das coisas que está faltando?

Há cerca de dois anos fiz um sisteminha assim em C# para um bar, só que ocorreu uma desgraça no PC e acabei perdendo todos os fontes.
Responder

02/01/2013

Renato

Ola Clovis eu tenho um sistema (rodando) de lanchonete, mas eu fiz diferente da sua ideia , criei a tabela MESAS (os campos voce escolhe conforme sua necessidade) , mas em vez de usar botões para cada mesa eu peço ao usuario digitar o numero da mesa que quer usar(para acrescentar produtos, fechar, etc..): e no canto direito da tela coloquei um DBGrid com as mesas que estão abertas (sendo usados no momento).
Não sei como por imagem aqui, se souber me explica que eu coloco a tela do meu soft de lanchonete/pizzaria.

Feliz Ano Novo

Renato
Responder

02/01/2013

Clovis Junior

O meu amigo ,se vc tiver teu msn me passa pra gente trocar os fontes ? eu te passo o meu como esta , ai vc me passa o teu ?
Responder

02/01/2013

Clovis Junior

Amigo é um seguinte , vc vai fazer assim , vc vai pegar ir neste link
http://imageshack.us/
ai vc acessa com teu usuario do facebook caso tiver , ai escolhe a imagem este link eh bom
quando carregar a imagem
vc pega e cola no forun aki :D

ai de boa amigo
Responder

02/01/2013

Clovis Junior

Entao amigo , a quantidade especifica nao precisa ,ele tem apenas 15 mesas , mais vamos iniciar com duas mesas exemplares pra pegar o ritmo como pode fazer o restante :D
Responder

02/01/2013

Laelson Fagundes

Fiz um sistema de resraurante para a empresa q trabalho e agora estou fazendo outro sistema mais estruturado para o novo sistema, a função q vc quer é facil basta capturar o caption do botao q se refere a mesa assim vc preenche as suas funcionalidade, lembrando se o seu sistema possui paf-ecf as coisas mudao um pouco no fechmaneto das vendas.
Responder

02/01/2013

Joel Rodrigues

Bom, começa colocando um TGridPanel, ele ajudará a organizar os botões. Então adicione uma certa quantidade de linhas e colunas, de forma a ter um número razoável de células para adicionar os botões.
Depois você faz um loop criando TButtons e inserindo nesse painel. Para cada TButton, defina a Tag ou Caption com o número da mesa, isso será usado posteriormente para saber qual mesa está sendo aberta.
Responder

02/01/2013

Renato

Clovis esta é a tela :
http://imageshack.us/photo/my-images/37/telamesas.jpg/
Responder

02/01/2013

Clovis Junior

é deste jeito mesmo amigo , deste jeito q seria
deixa eu te falar , no botao "MESA 1 " eu coloco o mesmo codigo na hora de adicionar uma nova venda ?la no formualario de vendas ?
Responder

02/01/2013

Clovis Junior

Olha meu sistema amigo, a tela de vendas dele , esta seria como se fosse pra receber os pedidos de mesa, mais como eu ainda nao incrementei pra fazer pedido de mesas , fiz como se fosse ,"vendas diretas"

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/855/semttuloqq.png/][IMG]http://img855.imageshack.us/img855/5641/semttuloqq.png[/IMG][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Responder

02/01/2013

Clovis Junior

http://img855.imageshack.us/img855/5641/semttuloqq.png
Responder

02/01/2013

Joel Rodrigues

Clovis, se liga só em um procedimento básico pra gerar os botões:
procedure TForm2.AbrirMesa(Sender: TObject);
begin
  ShowMessage((Sender as TButton).Caption);
end;

procedure TForm2.FormCreate(Sender: TObject);
var
  i : Integer;
  b : TButton;
begin
  for i := 1  to 15 do
  begin
    b := TButton.Create(Self);
    b.Caption := 'Mesa ' + IntToStr(i);
    b.Align := alClient;
    b.Click := AbrirMesa;
    GridPanel1.InsertControl(b);
  end;
end;


Nesse caso eu tenho um GridPanel com 15 células, quando adiciono os botões, eles são organizados automaticamente em forma de tabela.

Veja só como fica: https://dl.dropbox.com/u/78226427/TelaMesas_01.jpg.

No método AbrirMesa, que nada mais é que um Event Handler para o evento OnClick dos botões, eu coloquei apenas um ShowMessage com o caption do botão que está sendo clicado, mas você poderia implementar ali a abertura da tela de vendas para aquela mesa.

Eu usei o Caption dos TButtons, mas para armazenar apenas o valor inteiro referente ao número da mesa, você poderia usar a Tag.

Abraço.
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar