Sistemas de Manuais e documentações Online

02/04/2012

0

PHP

Bom dia pessoal!

Me chamo Almir Oliveira!

Gostaria de saber se vocês sabem/conhecem o sistema que o site oficial do PHP e do Smarty usaram para criar os manuais, qual o nome desta ferramenta e onde baixá-la!

Desde já agradeço!
Almir Oliveira

Almir Oliveira

Responder

Posts

02/04/2012

Erackson Brito

Achei um tópico aqui no fórum que fala sobre isso:

https://www.devmedia.com.br/forum/gerador-de-help-diferente/196233
Responder

03/04/2012

Alisson Santos

amigo qual o seu conhecimento nesse tipo de programação, pois esse tipo de sistema vai precisar de um boa estrutura, e uma lógica quase que exata, pois trabalhar com documentos online pode correr um certo risco.
Responder

03/04/2012

Joel Rodrigues

Mas Alison, o amigo perguntou sobre ferramentas de geração de manuais. O que pode ter de tão grave em se trabalhar com manuais online?
Responder

04/04/2012

Almir Oliveira

Bom dia pessoal!

Talvez eu não tenha me apresentado direito e talvez não tenha especificado o tipo de software e/ou ferramenta que necessito.

Bem, sou professor da área da computação e já trabalho com desenvolvimento com PHP e Java a algum tempo...

Ultimamente tenho utilizado algumas ferramentas pré-prontas para as minhas consultorias, trabalhos acadêmicos e científicos, como por exemplo, CMS, WIKIs, etc...

Estou utilizando muito o Joomla! no momento, só que para o trabalho que estou tendo neste momento, o Joomla não atende algumas necessidades importantes, e os WIKIs como o dokuwiki e mediawiki, atendem, mas parcialmente... talvez por falta de conhecimento e uso.

Sendo assim, eu estou atrás de alguma ferramenta parecida com os citados acimas que facilite e atenda a minha necessidade. Necessidade esta que consiste em criar um livro on-line com ilustrações imagens e videos em forma de documentação, ou seja, algo parecido com os manuais que vocês encontram nos sites abaixo:

http://www.php.net/manual/pt_BR/
e
http://www.smarty.net/docsv2/pt_BR/

Me disseram que estes dois manuais foram feitos usando uma ferramenta denominada PHPDocumentor (www.phpdoc.org). Eu até pesquisei sobre a mesma, mas encontrei dificuldades em relação à instalação, configuração e uso, pois é necessário alguns recursos (PEAR por exemplo) que não são disponibilizados no servidor acadêmico que eu utilizo.

Sendo assim, gostaria de saber se alguém conhece alguma ferramenta ou coisa parecida.

Desde já agradeço!
Responder

09/04/2012

Erackson Brito

Uma solução paliativa ao seu problema seria usar um CMS (wordpress, joomla, ...) e instalar algum plugin de sitemap. No caso você teria que gerar todo o conteúdo do site e gerenciar as categorias para deixar parecido como esquema que você deseja.

Plugin sitemap para wordpress: http://wordpress.org/extend/plugins/html-sitemap/
Plugins sitemap para Joomla!: http://extensions.joomla.org/extensions/structure-a-navigation/site-map

[]´s
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar