Fórum SoapConnection no Cliente ? #202677

23/12/2003

0

Olá Pessoal, bom dia !

estou desenvolvendo uns testes com Soap e banco de dados e estou com algumas dúvidas.

P.S. Estou usando DBExpress com Interbase.

desenvolvir o Servidor com SOAP, configurei o SQLConnection coloquei os SQLDataSet e os Providers etc... até aí tudo bem.

a minha dúvida, no cliente tenho vários Cadastros logicamente tenho q acessar várias tabelas, tenho q usar um SoapConnection e HTTPRIO para cada form ?

qual a melhor forma de fazer isso ?

Alguém q desenvolve com SOAP poderia me passar um roteiro de como usar os HTTPRIO e SoapConection no cliente ?

Obrigada !

Renata Coimbra.

Renata Coimbra

Renata Coimbra

Responder

23/12/2003

Afarias

Só pra dar uma gotinha de contribuição, acredito q vc somente necessite 1 SoapConnection para cada Cliente (Aplicação) acessando seu servidor Soap.

Vc colocaria o componente SoapConnection em um DataModule ´cental´ q seria compartilhado por outros Forms/DataModules.

Bom, é assim q faço com DCOM.

T+

Responder

Gostei + 0

23/12/2003

Renata Coimbra

Obrigada afarias por sua ajuda, me ajudou muito !

Outra coisa afarias talvez vc possa me ajudar, se meu sistema é dividido em Financeiro, Estoque/Faturamento, Contabil etc...

- vc acha melhor para cada modulo criar um servidor SOAP ou deixar tudo em um ?

quanto ao HTTPPI eu uso ele no cliente (Aplicação) para instanciar a interface do servidor, como vc usaria ele, eu posso ter várias interface, usaria um para cada interface ? qual seria a melhor forma de fazer ?

Muito obrigada pela atenção..

Renata Coimbra

Responder

Gostei + 0

23/12/2003

Afarias

|- vc acha melhor para cada modulo criar um servidor SOAP ou deixar
|tudo em um ?

Eu usaria tudo em um único servidor, mas pq com DCOM eu posso facilmente trabalhar com diversos RemoteDataModules em um único servidor e usar apenas uma conexão (compartilhada) para eles... Não fosse assim, acho q usaria outra opção (já q não gostaria de ter apenas 1 RemoteDM com tudo) -- não tenho experiência com SOAP, sendo assim, não sei como seria a solução exatamente para vc.

|quanto ao HTTPPI eu uso ele no cliente (Aplicação) para instanciar a
|interface do servidor, como vc usaria ele, eu posso ter várias interface,
|usaria um para cada interface ? qual seria a melhor forma de fazer ?

Novamente, desculpe não poder ajudá-lo aqui... não tenho experiência com estes componentes (ainda estou no D5) :D Mas tenho certeza q vários outros colegas do fórum devem conhecer bem o q vc procura.

T+

Responder

Gostei + 0

26/12/2003

Renata Coimbra

Obrigada afarias pela atenção !

como falei estou aprendendo usar soap agora, por isso tenho algumas dúvidas, comprei um livro do facuntes q fala sobre o assunto, muito bom o livro aprendir muito com ele, só que são exemplos mais simples.

deixo em aberto então, se alguns dos colegas q trabalham ou conhecem dessa tecnologia eu gostaria de tirar algumas dúvidas.

Obrigada a todos.

Renata Coimbra

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar