Fórum Sobre Camadas !!!! #195246
16/11/2003
0
É o seguinte tenho uma aplicãção com delphi6 + access200 ..Tenho um data modulo onde coloco todas minhas tabelas query etc..Eu criei uma Unit so com procedimentos e funções que quando preciso as chamo de qualquer relatorio...As minhas inclusoes ,alteracoes,exclusoes e consultas utilizo SQL nos procedimentos...Quando faço isso estou utilizando Qts camadas ? So por usar comandos em SQL pode se dizer q estou trabalhando em camadas ???
Grato pela compreenção
Michel
Michel
Curtir tópico
+ 0Posts
16/11/2003
Rfpsatin
o conceito de milti-tier é um pouco mais complexo.
vamos a uma breve descrição.
[b:568c3ee5ef]Aplicação 1 camada[/b:568c3ee5ef]
Um sistema que trabalhe ou não(dificil imaginar q não) com banco de dados luccalmente. Esta tudo numa única máquina, monousário, Desktop. Tipico paradigma de desenvolvimento usado no clipper, manja o esquema de colocar tudo numa máquina e das pontas criar atalhos ;-)
[b:568c3ee5ef]Aplicação 2 camada[/b:568c3ee5ef]
A coisa começa a melhorar: Você começa a ter divisão das tarefas. Basicamente você tem seus sistema rodando com a interface gráfica e regras de negócio nas pontas e um servidor de Banco de Dados. Você passa a dividir as tarefas e processamento.
[b:568c3ee5ef]Aplicação 3 camada[/b:568c3ee5ef]
Imagine o seguinte, você tem uma aplicação composta apenas pela camada de interface com o usuário e validação de dados. Tem uma segunda camada responsável por todas as regras de negócio e uma terceira camada responsável pelo armazenamento. Basicamente vc tem máquinas nas pontas rodando clientes leves, pois temos apenas interface. Tem um servidor de aplicações gordo + apenas em 1 máquina (pode ter + na verdade) e um ou + servidoresde BD
Você dividor seu trabalho em procedimentos e tal não quer dizer que você esta trabalhando com multi-camadas.
Um exemplo simples de entender Multi-Camada é uma aplicação WEB.
[list:568c3ee5ef]
Por exemplo neste forum, este interface que você está mexendo seria a 1a. camada. Ela nada + é que a parte gráfica com validação. A segunda camada é e camada de regras de negócio. Imagina que quando você posta uma mensagem aqui, por traz tem um programa (como este é um forum em PHP deve ser um programa PHP que trata a solicitação ou um programa externo em C ou até mesmo um Servlet). É esta camada que trata a solicitação e a encaminha para a terceira camada, a camada de armazenamento/persistência. Este é o papel do Banco de Dados (no caso deste Forum deve ser MySql).
[/list:u:568c3ee5ef]
Espero ter ajudado.
abraço
Gostei + 0
16/11/2003
Michel
Obrigado
Michel
Gostei + 0
16/11/2003
Rfpsatin
BD é apenas a ´3a. camada´.
Há aqueles que defendem que StoredProcedures e triggers podem ser a segunda camada porém eu não concordo devido a diversos fatores não vêem ao caso aqui neste momento.
Gostei + 0
16/11/2003
Michel
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)