Fórum Sobre Camadas !!!! #195246

16/11/2003

0

Pessoal estou com uma duvida referente a CAMADAS no delphi...
É o seguinte tenho uma aplicãção com delphi6 + access200 ..Tenho um data modulo onde coloco todas minhas tabelas query etc..Eu criei uma Unit so com procedimentos e funções que quando preciso as chamo de qualquer relatorio...As minhas inclusoes ,alteracoes,exclusoes e consultas utilizo SQL nos procedimentos...Quando faço isso estou utilizando Qts camadas ? So por usar comandos em SQL pode se dizer q estou trabalhando em camadas ???

Grato pela compreenção

Michel


Michel

Michel

Responder

Posts

16/11/2003

Rfpsatin

Fera, não exatamente.

o conceito de milti-tier é um pouco mais complexo.

vamos a uma breve descrição.

[b:568c3ee5ef]Aplicação 1 camada[/b:568c3ee5ef]
Um sistema que trabalhe ou não(dificil imaginar q não) com banco de dados luccalmente. Esta tudo numa única máquina, monousário, Desktop. Tipico paradigma de desenvolvimento usado no clipper, manja o esquema de colocar tudo numa máquina e das pontas criar atalhos ;-)


[b:568c3ee5ef]Aplicação 2 camada[/b:568c3ee5ef]
A coisa começa a melhorar:
   Você começa a ter divisão das tarefas. Basicamente você tem seus sistema rodando com a interface gráfica e regras de negócio nas pontas e um servidor de Banco de Dados. Você passa a dividir as tarefas e processamento.



[b:568c3ee5ef]Aplicação 3 camada[/b:568c3ee5ef]
Imagine o seguinte, você tem uma aplicação composta apenas pela camada de interface com o usuário e validação de dados. Tem uma segunda camada responsável por todas as regras de negócio e uma terceira camada responsável pelo armazenamento. Basicamente vc tem máquinas nas pontas rodando clientes leves, pois temos apenas interface. Tem um servidor de aplicações gordo + apenas em 1 máquina (pode ter + na verdade) e um ou + servidoresde BD


Você dividor seu trabalho em procedimentos e tal não quer dizer que você esta trabalhando com multi-camadas.

Um exemplo simples de entender Multi-Camada é uma aplicação WEB.

[list:568c3ee5ef]
Por exemplo neste forum, este interface que você está mexendo seria a 1a. camada. Ela nada + é que a parte gráfica com validação. A segunda camada é e camada de regras de negócio. Imagina que quando você posta uma mensagem aqui, por traz tem um programa (como este é um forum em PHP deve ser um programa PHP que trata a solicitação ou um programa externo em C ou até mesmo um Servlet). É esta camada que trata a solicitação e a encaminha para a terceira camada, a camada de armazenamento/persistência. Este é o papel do Banco de Dados (no caso deste Forum deve ser MySql).
[/list:u:568c3ee5ef]

Espero ter ajudado.

abraço


Responder

Gostei + 0

16/11/2003

Michel

Rfpsatin, Eu posso fazer um sistema de 3 camadas em qualquer BD ou so queles que possuirem suporte a StoreProcedure ?

Obrigado

Michel


Responder

Gostei + 0

16/11/2003

Rfpsatin

QQUer BD.

BD é apenas a ´3a. camada´.

Há aqueles que defendem que StoredProcedures e triggers podem ser a segunda camada porém eu não concordo devido a diversos fatores não vêem ao caso aqui neste momento.


Responder

Gostei + 0

16/11/2003

Michel

Ok...muito obrigado pelo esclarecimento !!!


Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar