Fórum Sobre Gravar Imagem no BD e Tb Usar Códigos #282775

23/05/2005

0

Pessoal, duas dúvidazinhas pequenas.. quando eu gravo uma imagem num campo Blob no Fb 1.5.2, ela fica gravada com seu nome original? Por exemplo, se eu gravar uma com o nome de Imagem1.jpg, ela fica salva com esse nome? na hora de extrair a imagem, ela será extraída com o nome de Imagem1.jpg?

E Outra, sobre usar códigos.. Tenho um programaninha que em alguns campos, eu uso códigos.. como por exemplo o campo ´Editora´.. eu tenho uma tabela de editoras e cadastro todas ali.. no cadastro de revista eu só seleciono o código da editora e gravo.. Mas eu tenho dois campos, que são iguais (com os mesmo dados), q são de ´Avaliação´ e ´Conservação´ das revistas.. os dados são: Excelente, Muito Bom, Bom, Regular, Ruim, Muito Ruim e Péssimo.. nesse caso, eu posso usar um campo de texto com 10 posições e armazenar os próprios nomes ou é recomendado criar um código pra cada um (1, 2, 3...) e salvar somente o número? Pergunto isso pois na visualição da Avaliação, por exemplo, além de aparecer o nome (Excelente, Muito Bom, etc..), aparece tb algumas estrelas, de acordo com a Avaliação..

Valeu pela ajuda pessoal, abraços..

Allan Elias Ramos :wink:

Aersoftware

Aersoftware

Responder

24/05/2005

Gandalf.nho

1 - Não, o nome do arquivo não é armazenado junto. Se vc precisar do nome original terá que criar um campo separado para armazenar o nome.

2 - Acho que fica a seu critério usar o valor literal ou código. Só que nesses casos em que a lista de valores disponíveis é bem pequena e sempre fixa não é necessário criar uma tabela para armazenar valores, vc pode usar um simples DBRadioGroup ou DBComboBox para setar os valores.

Responder

Gostei + 0

24/05/2005

Aersoftware

1 - Não, o nome do arquivo não é armazenado junto. Se vc precisar do nome original terá que criar um campo separado para armazenar o nome.

Hmm.. mas aí como funcionaria na hora de extrair essa imagem? O nome original nem me interessa muito, o q interessa é, como o sistema geraria quando fosse extrair várias imagens ao mesmo tempo??

2 - Acho que fica a seu critério usar o valor literal ou código. Só que nesses casos em que a lista de valores disponíveis é bem pequena e sempre fixa não é necessário criar uma tabela para armazenar valores, vc pode usar um simples DBRadioGroup ou DBComboBox para setar os valores.

É, no caso desses dois campos, eu criei campos de Texto com 10 posições.. e botei dois Combos com akelas opções (Excelente, Muito Bom, etc...), aí ele salva o nome direto.. Em outros casos sim, eu coloquei tabelas, mas nesses não..

Allan Elias Ramos :wink:

Responder

Gostei + 0

24/05/2005

Gandalf.nho

[quote:9440783f06=´gandalf.nho´]1 - Não, o nome do arquivo não é armazenado junto. Se vc precisar do nome original terá que criar um campo separado para armazenar o nome.

Hmm.. mas aí como funcionaria na hora de extrair essa imagem? O nome original nem me interessa muito, o q interessa é, como o sistema geraria quando fosse extrair várias imagens ao mesmo tempo??[/quote:9440783f06]

Vc vai ter que fornecer um nome para o arquivo. Pode usar um nome genérico associado a um número gerado em sequência, por exemplo, ou usar um nome que tenha alguma relação com o registro associado. Num sistema meu usei como nome o próprio campo identificador da tabela.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar