Sobre manter um site

29/01/2013

1

boa tarde,

uma duvida sobre manter um site, bom, sei que é cedo para perguntar isso, mas queria saber como funciona,
por exemplo, cobro valor X para fazer um site, depois disso eu tenho que pagar algum serviço de hospedagem, neste
caso, como funcionaria, eu receberia algum valor do contratante para manter o site no ar?

Responder

29/01/2013

Robson Alves

Isso é muito difícil de definir, não existe um caminho feliz.
Quando trabalhamos desse jeito cada cliente quer uma coisa diferente.

Tem cliente que quer o código fonte, tem cliente que não quer sistema Web, Tem cliente que além de tudo o que vc falou, quer treinmanetos.

O que eu acho que é o ideal é definir hora/braçal.

Seria o valor cobrado para cada componente da sua equipe por hora, depois que definir todo o escopo do projeto e tudo que será necessário fazer (braçal) defina um valor e adicionar as demais necessidades do cliente, sempre dando opções para ele.
Como se fossem pacotes de serviços, encarecendo ou barateando conforme a opção.

Como falei é muito variável!
Responder

29/01/2013

Joel Rodrigues

Sem dúvida isso varia muito, como falou o Robson. Mas no caso dessa questão da hospedagem, você pode:
1) cobrar do cliente (incluir em uma mensalidade, por exemplo) e ficar responsável por pagar a hospedagem; ou
2) deixar o pagamento da hospedagem por conta do cliente, nesse caso ele precisa ter acesso ao painel de controle do serviço de hospedagem para retirar boletos, etc.
Responder
Joel, é confiavel deixar o cliente mexer nisso?

Robson, muito obrigado pela resposta, vi que depende muito e de muita coisa.
Responder

29/01/2013

Joel Rodrigues

Rapaz, o cliente tem de assumir os riscos. Por exemplo, como ele terá a senha de acesso a painel de controle, pode acontecer de ele "sem querer", mexer no código fonte e bagunçar tudo.
É aquela coisa, tem de oferecer ao cliente as duas possibilidades, deixando claro os pontos positivos e negativos de cada um.

Abraço e boa sorte.
Responder
assusta logo não é???

kkkkkkkkk
Responder

30/01/2013

Joel Rodrigues

Infelizmente, é necessário.
Tipo, "ó seu fulano, você pode pagar X e ter a comodidade de não precisar se preocupar com boleto da hospedagem mensal/trimestral/anualmente, ou pode ficar responsável por efetuar esses pagamento. Porém, no momento em que pega a senha da hospedagem, você tem total acesso ao código fonte e, portanto, também se responsabiliza por danos ao mesmo".
Responder
Joel, otimas palavras, da até pra colocar em um contrato!!!

copiando...
Responder

01/02/2013

José

Eu passaria a responsabilidade
Responder
Eu passaria a responsabilidade

por quais motivos???
Responder

01/02/2013

José

particularmente, preferiria não assumir a responsabilidade de pagar isso pelo cliente.

A não ser que o cliente quizesse pagar o valor estipulado por mim, para assim eu arcar
com as despesas de hospedagem e atualização do site.
Responder
Acredito que depende muito do cliente e de que tipo de contrato e fechado, eu prefiro criar um vinculo com meu cliente e estipular um valor mensal, dando-lhe todo o apoio necessário para manter seu site no ar e funcionando adequadamente, sem falar que dependendo da quantidade de clientes que você tenha, pode render uma boa receita mensal. Quando me refiro a dar-lhe suporte necessário me refiro a alterações que o cliente queria fazer durante aquele mês, por exemplo a divulgação de um novo produto, uma semana promocional etc. Claro que se faz necessário estipular uma quantidade de alterações mensal para o valor contratado, se não pode acontecer abusos indesejados.
Responder

04/02/2013

José

Bela explicação do amigo acima.
Responder

05/02/2013

Joel Rodrigues

Muito bem observado, Brando. Resumindo, tudo depende da "conversa" com o cliente. Acredito que a maioria deve preferir a comodidade de não ter nenhum trabalho com o site, deixando tudo por conta do programador (exceto quando se trata de um sistema com CMS, por exemplo).
Responder

23/07/2013

José

Tópico concluído.
Responder