Sobre manter um site

29/01/2013

0

boa tarde,

uma duvida sobre manter um site, bom, sei que é cedo para perguntar isso, mas queria saber como funciona,
por exemplo, cobro valor X para fazer um site, depois disso eu tenho que pagar algum serviço de hospedagem, neste
caso, como funcionaria, eu receberia algum valor do contratante para manter o site no ar?

Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

Responder

Posts

29/01/2013

Robson Alves

Isso é muito difícil de definir, não existe um caminho feliz.
Quando trabalhamos desse jeito cada cliente quer uma coisa diferente.

Tem cliente que quer o código fonte, tem cliente que não quer sistema Web, Tem cliente que além de tudo o que vc falou, quer treinmanetos.

O que eu acho que é o ideal é definir hora/braçal.

Seria o valor cobrado para cada componente da sua equipe por hora, depois que definir todo o escopo do projeto e tudo que será necessário fazer (braçal) defina um valor e adicionar as demais necessidades do cliente, sempre dando opções para ele.
Como se fossem pacotes de serviços, encarecendo ou barateando conforme a opção.

Como falei é muito variável!
Responder

29/01/2013

Joel Rodrigues

Sem dúvida isso varia muito, como falou o Robson. Mas no caso dessa questão da hospedagem, você pode:
1) cobrar do cliente (incluir em uma mensalidade, por exemplo) e ficar responsável por pagar a hospedagem; ou
2) deixar o pagamento da hospedagem por conta do cliente, nesse caso ele precisa ter acesso ao painel de controle do serviço de hospedagem para retirar boletos, etc.
Responder

29/01/2013

Marcelo Pastore

Joel, é confiavel deixar o cliente mexer nisso?

Robson, muito obrigado pela resposta, vi que depende muito e de muita coisa.
Responder

29/01/2013

Joel Rodrigues

Rapaz, o cliente tem de assumir os riscos. Por exemplo, como ele terá a senha de acesso a painel de controle, pode acontecer de ele "sem querer", mexer no código fonte e bagunçar tudo.
É aquela coisa, tem de oferecer ao cliente as duas possibilidades, deixando claro os pontos positivos e negativos de cada um.

Abraço e boa sorte.
Responder

30/01/2013

Marcelo Pastore

assusta logo não é???

kkkkkkkkk
Responder

30/01/2013

Joel Rodrigues

Infelizmente, é necessário.
Tipo, "ó seu fulano, você pode pagar X e ter a comodidade de não precisar se preocupar com boleto da hospedagem mensal/trimestral/anualmente, ou pode ficar responsável por efetuar esses pagamento. Porém, no momento em que pega a senha da hospedagem, você tem total acesso ao código fonte e, portanto, também se responsabiliza por danos ao mesmo".
Responder

01/02/2013

Marcelo Pastore

Joel, otimas palavras, da até pra colocar em um contrato!!!

copiando...
Responder

01/02/2013

José

Eu passaria a responsabilidade
Responder

01/02/2013

Marcelo Pastore

Eu passaria a responsabilidade


por quais motivos???
Responder

01/02/2013

José

particularmente, preferiria não assumir a responsabilidade de pagar isso pelo cliente.

A não ser que o cliente quizesse pagar o valor estipulado por mim, para assim eu arcar
com as despesas de hospedagem e atualização do site.
Responder

04/02/2013

Hildebrando Nascimento

Acredito que depende muito do cliente e de que tipo de contrato e fechado, eu prefiro criar um vinculo com meu cliente e estipular um valor mensal, dando-lhe todo o apoio necessário para manter seu site no ar e funcionando adequadamente, sem falar que dependendo da quantidade de clientes que você tenha, pode render uma boa receita mensal. Quando me refiro a dar-lhe suporte necessário me refiro a alterações que o cliente queria fazer durante aquele mês, por exemplo a divulgação de um novo produto, uma semana promocional etc. Claro que se faz necessário estipular uma quantidade de alterações mensal para o valor contratado, se não pode acontecer abusos indesejados.
Responder

04/02/2013

José

Bela explicação do amigo acima.
Responder

05/02/2013

Joel Rodrigues

Muito bem observado, Brando. Resumindo, tudo depende da "conversa" com o cliente. Acredito que a maioria deve preferir a comodidade de não ter nenhum trabalho com o site, deixando tudo por conta do programador (exceto quando se trata de um sistema com CMS, por exemplo).
Responder

23/07/2013

José

Tópico concluído.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar