Fórum Sobre o Ícone da Aplicação... #263755

29/12/2004

0

Estimados amigos,

Tenho uma pequena dúvida, como geralmente não perco muito tempo fazendo ícones para minha aplicação, até hoje não havia me preocupado em fazer um negócio legal. Porém bateu as zique-ziras e resolvi fazer um grupo de ícones novos para não me encomodar mais.
A pergunta que faço é a seguinte:

Como posso fazer com que os ícones fiquem com a mesma resolução dos Microsoft Windows XP? Sei que são mais que 16 cores, porém a encrenca do Image Editor não permite trabalhar com mais de 16 cores.

Então fiz o seguinte: criei um arquivo com 32 X 32 e 256 cores no formato Bitmap. Troquei a extensão para *.ico e a naba do Delphi se recusa em incorporá-lo na aplicação.

Agradeço a todos que puderem me ajudar.

Desde já, bom ano novo com muitos algoritmos para todos e dinheiro no bolso, ´saúde para dar e vender...´

Eixox

Eixox

Responder

29/12/2004

Massuda

Então fiz o seguinte: criei um arquivo com 32 X 32 e 256 cores no formato Bitmap. Troquei a extensão para *.ico e a naba do Delphi se recusa em incorporá-lo na aplicação.

Bitmaps e ícones são formatos completamente diferentes, não basta renomear de .bmp para .ico e por isso o Delphi deve (corretamente) se negar a incorporar os arquivos a sua aplicação.

Responder

Gostei + 0

29/12/2004

Eixox

Estimado amigo eu sei que os formatos são completamente diferentes; porém se você fizer isso e resolver alterar o ícone de uma aplicação e escolher o arquivo feito em bmp e renomeado para ico, perceberá que o Windows o colocará sem qualquer problema na sua área de trabalho.

Responder

Gostei + 0

30/12/2004

Massuda

[...] porém se você fizer isso e resolver alterar o ícone de uma aplicação e escolher o arquivo feito em bmp e renomeado para ico, perceberá que o Windows o colocará sem qualquer problema na sua área de trabalho.

Nesse caso não é um resource do programa, mas sim um arquivo externo. O Windows detecta que você está passando um bitmap com extensão errada e cria em memória um ícone com o bitmap.

Mas, voltando para o problema inicial...

O mais fácil é você converter seus bitmaps para ícones usando uma ferramenta que não seja o ImageEdit. Por exemplo, eu costumo abrir os bitmaps no Paint, selecionar o trecho da imagem que me interessa e dou um copiar... abro o editor de ícones e crio um ícone novo e dou um colar. Recentemente um dos moderadores indicou o freeware [url=http://www.x2studios.com/index.php?page=products&id=11]LiquidIcon[/url] como uma opção de editor de ícone.

Responder

Gostei + 0

30/12/2004

Eixox

[b:d165b4685b]Muito obrigado meu amigo Massuda[/b:d165b4685b]

Realmente a ferramenta dá um banho na enheca do Image Editor.

Não sei como pode a Borland fazer um baita programa como o Delphi e não desenvolver umas ferramentas legais como o LiquidIcon.

Mais uma vez obrigado e valeu. Desculpa a minha burrice nessa parte.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar