GARANTIR DESCONTO

Fórum Sockets #276721

11/04/2005

0

Caros colegas!

Preciso de uma ajuda urgente. Para conectar remotamente usando o TSocketConnection além do IP eu preciso configurar uma porta ? Como é feito isso, tem uma padrão que eu possa usar ?

Agradeço a ajuda ! :roll:

Nandobhering

Nandobhering

Responder

12/04/2005

Massuda

Preciso de uma ajuda urgente. Para conectar remotamente usando o TSocketConnection além do IP eu preciso configurar uma porta ?
Sim. Toda comunicação TCP/IP baseia-se no princípio que a comunicação ocorra entre um para IP/porta e outro para IP/porta. Se você está fazendo, por exemplo, um cliente HTTP, o protocolo HTTP define que essa porta (no servidor) é a 80; a porta local (usada pelo cliente) geralmente é atribuída pelo sistema operacional.

Como é feito isso, tem uma padrão que eu possa usar ?
Cada IP dispõe de 65535 portas... para facilitar a vida, convencionou-se que algumas dessas portas (de 0 a 255) tem uso específico, por exemplo, a porta 80 está associada a um servidor HTTP. As portas de 1024 a 5000 são consideradas como portas de uso temporário.

Se você estiver implementando um servidor de um protocolo seu, escolha uma porta qualquer que não entre em conflito com as portas utilizadas pelos protocolos conhecidos.

No caso de um cliente, normalmente não precisa especificar a porta local, só a porta do servidor.

Não sei se deu para entender, qualquer dúvida posta aqui.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar