Fórum Software do concorrente para o Firebird #367215

17/12/2008

0

Galera,

Tem um software concorrente que, por algum motivo de manutenção, para o Firebird e depois inicia novamente de tempos em tempos.
Quando este software para o Firebird, e o meu software está instalado e rodando na mesma máquina que o do concorrente, começa a dar vários erros em meu software.

Eu gostaria de saber se alguém já enfrentou problema parecido?
O que fizeram para resolver isso?
O outro software pode parar o Firebird? Eu acho que não é uma boa prática.

Obrigado.

Daniel Grillo

Daniel Grillo

Responder

17/12/2008

Gyncowboy

O que você pode tentar e mudar a porta que o seu programa usa para conectar no firebird.

Responder

Gostei + 0

17/12/2008

Daniel Grillo

Se eu mudar a porta não vai mudar para o outro software também?

Responder

Gostei + 0

22/12/2008

Daniel Grillo

O software do concorrente para o Firebird. O que vocês dessa prática?

O suporte deste concorrente diz que somente a aplicação deles utilizando Firebird pode rodar na máquina. Dizem que outro software utilizando o Firebird não irá funcionar. O que vocês acham??

O prejudicado é o cliente. Como ele fica?

Obrigado pelos comentários e pela ajuda.

Daniel

Responder

Gostei + 0

22/12/2008

Builder

O fato do software do concorrente reiniciar o firebird já denota algum problema de programação do aplicativo, que foi ´resolvido´ com ´uma solução bacalhau´ ou nhaca - Traduzindo: Não era a melhor solução mas resolveu o meu problema, mesmo que não da melhor forma.

Alternativas:

1) Instalar o software do concorrente em outro servidor.

2) Pedir ao desenvolvedor do software concorrente colocar o reinício do Firebird como opcional (o cliente ativa ou não este recurso). Neste item aqui o concorrente pode chiar e ai fazemos ´la pregunta´: E por que precisa reiniciar periodicamente o Firebird ? (eu gostaria de saber a resposta).

3) Ver a possibilidade de trabalhar com duas instâncias do Firebird, uma atendendo na porta 3050 e outra na porta XYZW - Esta solução vai depender das versões do Firebird utilizadas e do critério utilizado pela aplicação concorrente reiniciar o Firebird (se não tem critério, poderá reinicar as duas instâncias).

Se achar a solução, divulgue no fórum, para ficar como referência para problemas similares que possam vir a surgir.

Responder

Gostei + 0

22/12/2008

Daniel Grillo

O fato do software do concorrente reiniciar o firebird já denota algum problema de programação do aplicativo, que foi ´resolvido´ com ´uma solução bacalhau´ ou nhaca - Traduzindo: Não era a melhor solução mas resolveu o meu problema, mesmo que não da melhor forma.

É o que eu acho também. Solução absurda que eles arrumaram.

Alternativas: 1) Instalar o software do concorrente em outro servidor.

Essa solução resolve o problema de funcionamento dos softwares. Inclusive é a orientação deles no suporte. Só que para o cliente cria outros problemas. Um deles é se ele não tiver outro computador ele terá que comprar. Quer dizer, um gasto desnecessário.

2) Pedir ao desenvolvedor do software concorrente colocar o reinício do Firebird como opcional (o cliente ativa ou não este recurso). Neste item aqui o concorrente pode chiar e ai fazemos ´la pregunta´: E por que precisa reiniciar periodicamente o Firebird ? (eu gostaria de saber a resposta).

Eu também gostaria de saber essa resposta. Eu vou enviar um e-mail para eles para tentar solucionar esse mistério.

3) Ver a possibilidade de trabalhar com duas instâncias do Firebird, uma atendendo na porta 3050 e outra na porta XYZW - Esta solução vai depender das versões do Firebird utilizadas e do critério utilizado pela aplicação concorrente reiniciar o Firebird (se não tem critério, poderá reinicar as duas instâncias).

Vou tentar fazer isso. Todos os dois softwares utilizam a última versão do Firebird. Creio que dará certo. Só preciso pesquisar como fazer isso. Se alguém tiver uma dica ajudará muito.

Se achar a solução, divulgue no fórum, para ficar como referência para problemas similares que possam vir a surgir.

Com o maior prazer.

Responder

Gostei + 0

18/08/2009

Daniel Grillo

Eu resolvi o problema criando uma outra instância do Firebird utilizando uma outra porta. Esta instância eu crio na instalação de meu software, utilizando o InnoSetup.

Se alguém precisar saber como faz isso me avise.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar