Fórum Software Turismo #206788
15/01/2004
0
Amigos, estou desenvolvendo um software de agencia de turismo.
Estou na parte de Cadastro de Passageiros.
Neste Formulario, contem um dblookupcombobox1 de clientes (nome dos clientes) , um dblookcombobox2 (destinos) e um Edit1 (Poltrona) . Estou usando tb um Table1 q gravará Nome, Destino e Poltrona. Estou com dificuldade na hora de gravar. (Não poderá ter duas pessoas na mesma poltrona).
A dificuldade eh a seguinte: Como faço pra não deixar gravar duas pessoas na mesma poltrona?
Obrigado desde já (vcs tem me ajudado muito neste software)
Diego
Estou na parte de Cadastro de Passageiros.
Neste Formulario, contem um dblookupcombobox1 de clientes (nome dos clientes) , um dblookcombobox2 (destinos) e um Edit1 (Poltrona) . Estou usando tb um Table1 q gravará Nome, Destino e Poltrona. Estou com dificuldade na hora de gravar. (Não poderá ter duas pessoas na mesma poltrona).
A dificuldade eh a seguinte: Como faço pra não deixar gravar duas pessoas na mesma poltrona?
Obrigado desde já (vcs tem me ajudado muito neste software)
Diego
Diegus
Curtir tópico
+ 0
Responder
Rodrigof
Posso dar uma idéia!!
Coloque um combobox com os numeros das poltronas disponíveis
em combobox1.items e um label em cima escrito: Poltronas disponíveis:
mude o style do combo para csDropDownlist;
na hora de escolher o numero poltrona no combo... o numero que vai aparecer no text vai para o edit1 e depois é apagado doo items , aí não tem como repetir a poltrona.. conforme vai adicionando a poltrona.. vai saindo de Poltronas disponíveis.. entendeu?
Tipo:
procedure TForm1.ComboBox1Change(Sender: TObject);
begin
edit1.readonly := false;
edit1.text := combobox1.text;
combobox1.Items.Delete( combobox1.ItemIndex);
edit1.readonly := true;
end;
Acho que é uma idéia...
No meu projeto final na faculdade... eu fiz um sitema de turismo .. para pequenas empresas...
flw.
Coloque um combobox com os numeros das poltronas disponíveis
em combobox1.items e um label em cima escrito: Poltronas disponíveis:
mude o style do combo para csDropDownlist;
na hora de escolher o numero poltrona no combo... o numero que vai aparecer no text vai para o edit1 e depois é apagado doo items , aí não tem como repetir a poltrona.. conforme vai adicionando a poltrona.. vai saindo de Poltronas disponíveis.. entendeu?
Tipo:
procedure TForm1.ComboBox1Change(Sender: TObject);
begin
edit1.readonly := false;
edit1.text := combobox1.text;
combobox1.Items.Delete( combobox1.ItemIndex);
edit1.readonly := true;
end;
Acho que é uma idéia...
No meu projeto final na faculdade... eu fiz um sitema de turismo .. para pequenas empresas...
flw.
Responder
Gostei + 0
16/01/2004
Diegodelphi
Cara,
Eu acho que uma ideia simples e tu usar um locate, ou seja, faz uma condição que se o numero da poltrona digitado for encontrado na tabela ele não deixa gravar a ação e se ele não encontrar ai grava normalmente.
Seria mais ou menos isso:
If TTable.Locate(´NomeCampoPoltrona´,Edit1.Text,[]) then
begin
aqui vai a instrução se ele encontrar uma poltrona igual a digitada
end
else
begin
aqui vai a instrução se ele não encontrar
end
espero ter ajudado
Um abraço
Diego
Eu acho que uma ideia simples e tu usar um locate, ou seja, faz uma condição que se o numero da poltrona digitado for encontrado na tabela ele não deixa gravar a ação e se ele não encontrar ai grava normalmente.
Seria mais ou menos isso:
If TTable.Locate(´NomeCampoPoltrona´,Edit1.Text,[]) then
begin
aqui vai a instrução se ele encontrar uma poltrona igual a digitada
end
else
begin
aqui vai a instrução se ele não encontrar
end
espero ter ajudado
Um abraço
Diego
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)