Soma em QReport

10/03/2003

0

Oi pessoal, tudo bem?

Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.

Meu sistema de controle de estoque usa dbExpress, com tabelas criadas em Firebird.
Concluí o sistema, e está bom, porém, estou fazendo os relatórios, que é a última coisa que faço. Fiz 3 relatórios, um com a relação dos fornecedores, ficou bom, outro com a relação dos produtos, tbém ficou bom e o terceiro, não estou conseguindo fazer, que é o de totais de vendas. O relatório lista os itens das vendas, mas não estou conseguindo fazer a soma dos totais de vendas (no rodapé). Deve ser muito fácil, mas tentei fazer, conforme abaixo:

Os campos da tabela são:
DATA_HORA
COD_OPERADOR
TOTAL_VENDAS
TOTAL_DESCONTO
TOTAL_ICMS

Tudo que tenho que fazer é um relatório que some o total de vendas, de desconto e de ICMS, no final do relatório.

Fiz o seguinte:
Adicionei um novo formulário QReport e 4 QRbands: 1 PageHeader, 1 Detail, 1 Summary e 1 Page Footer.
Adicionei também ao formulátio um SQLDataset, para acesso aos dados.
Na propriedade de CommandText de SQLDataset digitei:
select DATA_HORA, COD_OPERADOR, TOTAL_VENDAS, TOTAL_DESCTO, TOTAL_ICMS, from RESUMO_VENDAS.

Em Summary (onde quero efetuar a soma), no QReport adicionei um QRExp, com a seguinte expressão: SUM(SQLDataSet1.TOTAL_VENDAS), mas rodar o programa, não acontece nada, ou seja, não soma o total de vendas, o que fiz de errado? Porque não está somando?

Deve ser tão fácil (para quem sabe).

Gostaria também, se possível, de criar, além dos totais acima, um campo contendo a soma dos totais de: total_vendas - total_descto - total_icms.

Obrigado.


Anonymous

Anonymous

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar