Fórum Somar campo Dbgrid e mostrar resiltado no dbedit após pesqui #372296

15/07/2009

0

bOM DIA aMIGOS.

Tenho um aDBGRID onde Ele me faz via onshow uma pesquisa onde me mostra todos os valores de determinada data quando abro o form, só que gostaria de saber tb a soma de todo estes apurados do dia e mostra-la em um DBEDIT como faço.
Tentei colocar um select sum no código abaixo mas não aparece o novo filed para que Eu possa liga-lo ao dbedit.

begin
datamodule1.Qpaga.Close;
datamodule1.Qpaga.SQL.Clear;
datamodule1.Qpaga.SQL.Add(´Select * from formPagamento´);
datamodule1.Qpaga.SQL.Add(´Where data_venda = :data_venda´);
datamodule1.Qpaga.Parameters.ParamByName(´data_venda´).Value := date ();
datamodule1.Qpaga.Open;
end;

Fabiosus

Fabiosus

Responder

15/07/2009

Osocram

Acho que este seu problema tem milhares de soluções... tem que ver qual vai ficar melhor p vc.
Vou citar algunsa aqui.
1) Cria um campo Agregado no dataset ligado dbgrid... este campo agregado soma automaticamente.

2) cria uma funções que soma este campo varrendo o dataset inteiro e joga em um EDIT e nao DBEdit no caso. E chama esta função no BeforeOpen do DataSet por exemplo.

To indo almoçar... veja se um desses resolve senão depois tento pensar em outra solução.

flw.

Responder

Gostei + 0

15/07/2009

Fabiosus

Então o meu problema é que: Eu gostaria de que depois de feita a pesquisa onde resulta só as datas daquele dia corrente por exemplo:

Todas as vendas do dia 16/06/2009

data Valor
16/06/2009 R$:1,00
16/06/2009 R$:25,00
16/06/2009 R$:10,00
16/06/2009 R$:5,00

Total R$ 37,00

O que está acontecendo é que fazendo um aggregate ele está me somando toda a tabela e não só a do dia. Como gostaria.
Tentei colocar tb no select Sum do código de pesquisa que é este:

datamodule1.Qpaga.Close;
datamodule1.Qpaga.SQL.Clear;
datamodule1.Qpaga.SQL.Add(´Select * from formPagamento´);

DATAMODULE1.QPAGA.SQL.ADD(SELECT SUM (dinheiroform) as total from formPagamento);

datamodule1.Qpaga.SQL.Add(´Where data_venda = :data_venda´);
datamodule1.Qpaga.Parameters.ParamByName(´data_venda´).Value := date ();
datamodule1.Qpaga.Open;

Mas ai me ocorreu uma outra dúvida alémde não ter tb dado certo:
Como faria neste caso para aparecer um campo field no meu adoquery ara que Eu pudesse linka-lo ao DBEDIT onde desejo colocar o resultado desta soma?

Responder

Gostei + 0

15/07/2009

Osocram

tenta fazer o metodo 2 q eu passei.

Pois se vc tiver que fazer o sum no select vc vai ter q agrupar e p agrupar vc não vai trazer os registros que deseja detalhado.

Responder

Gostei + 0

16/07/2009

Fabiosus

Bom dia.

Tentei fazer o método dois mais mesmo assim está somando tôda a tabela. Eu queria que somasse apenas o resultado da pesquisa...

Responder

Gostei + 0

16/07/2009

Osocram

Amigo como vc fez para somar?
e qual o sql que vc executou?

Bom dia. Tentei fazer o método dois mais mesmo assim está somando tôda a tabela. Eu queria que somasse apenas o resultado da pesquisa...

Responder

Gostei + 0

16/07/2009

Fabiosus

Eu fiz um campo aggregate numa adoquery masmesmo assim está somando toda a tabela.

Eu precisaria que somasse os valores do resultado da pesquisa.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar