GARANTIR DESCONTO

Fórum Somar colunas dbgrid #338014

17/02/2007

0

(´:oops:´)

Sou estudante de informática ha pouco tempo e estou comecando nessa area de desenvolvimento em Delphi e banco de dados Mysql.
Gostaria, se possivel alguem me ajudasse com uma duvida que estou tendo, por motivos de ainda naum ter experiência no desenvolvimento.
Criei um banco de testes, ao qual criei tabelas de produtos, itensvenda e venda.
Fiz o formulário tudo bonitinho, só que coloquei um dbgrid no frmVendas e liguei tambem certinho no datasource da tabela produto.
Porque isso pq todos os produtos que forem sendo vendidos vai listando no frm. Beleza todos os registros cadastrados na tabela produtos aparece. Estou explicando tudo isso pra vcs entederem,ok!!!
Agora sim vem minha duvida, calcular colunas de um dbgrid e colocar o resultado(valor total) em um label. Já somei as linhas, criando uma new field chamado total, beleza deu certo. Só o que está amarrando é isso.
Alguem poderia me ajudar, e me dizer como eu faço pra calcular essa coluna nova que acabe de criar, dando um valor total da nota???

Gostaria que meu dbgrid ficasse assim:

Ex.:

Produto quant precounit total
caneta bic 10 R$ 0,80 R$ 8,00
borracha 02 R$ 0,50 R$ 1,00
caderno 90fls 01 R$ 2,00 R$ 2,00
cd RW 10 R$ 1,00 R$ 10,00

Valor total da nota R$ 21,00

Agradeço muito se alguem puder me ajudar.... vlw :oops:

Fabianafurtado

Fabianafurtado

Responder

17/02/2007

Adriano_servitec

(´:oops:´) Sou estudante de informática ha pouco tempo e estou comecando nessa area de desenvolvimento em Delphi e banco de dados Mysql. Gostaria, se possivel alguem me ajudasse com uma duvida que estou tendo, por motivos de ainda naum ter experiência no desenvolvimento. Criei um banco de testes, ao qual criei tabelas de produtos, itensvenda e venda. Fiz o formulário tudo bonitinho, só que coloquei um dbgrid no frmVendas e liguei tambem certinho no datasource da tabela produto. Porque isso pq todos os produtos que forem sendo vendidos vai listando no frm. Beleza todos os registros cadastrados na tabela produtos aparece. Estou explicando tudo isso pra vcs entederem,ok!!! Agora sim vem minha duvida, calcular colunas de um dbgrid e colocar o resultado(valor total) em um label. Já somei as linhas, criando uma new field chamado total, beleza deu certo. Só o que está amarrando é isso. Alguem poderia me ajudar, e me dizer como eu faço pra calcular essa coluna nova que acabe de criar, dando um valor total da nota??? Gostaria que meu dbgrid ficasse assim: Ex.: Produto quant precounit total caneta bic 10 R$ 0,80 R$ 8,00 borracha 02 R$ 0,50 R$ 1,00 caderno 90fls 01 R$ 2,00 R$ 2,00 cd RW 10 R$ 1,00 R$ 10,00 Valor total da nota R$ 21,00 Agradeço muito se alguem puder me ajudar.... vlw :oops:

Faz um select sum tipo + ou - assim;

select sum(total)asTotGeral from suatabela
where {condição}

Depois passa para um [b:54d3ff917e]DBtext[/b:54d3ff917e] ligando aprorpiedade DataSet a query que vc fez o SQL, ou no label vc tem que chamar assim
label(x).caption:=query(x).fieldbyname(´totgeral´).Value;

Qualquer duvida vai postando.

Responder

Gostei + 0

17/02/2007

Fabianafurtado

:D
Vlw Adriano, funcionou...

bjaum...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar