Fórum Somar todos os valores de uma tabela #351248
01/01/2008
0
Olá caro amigos, sou iniciante no mundo Delphi e estou fazendo estudos nessas fabulosa linguagem, tenho a seguinte duvida,
criei um banco de dados com firebird e IbExpert chamado Operações, nesse banco eu criei uma tabela calculos, nessa tabela eu adicionei 2 campos, um ID e outro VALORES, a minha duvida eh a seguinte,
No delphi eu ajustei os controles inserir, salvar, deletar, ate ai tudo ótimo, inseri alguns valores nessa tabela, inseri um botao Calcular, e gostaria de saber como que faz que, al clicar nesse botao, ele pegaria todos os valores do campo VALORES e somaria todos esses valores e mostrasse em um Label por exemplo,
Obrigado pela compreensão de todos.
criei um banco de dados com firebird e IbExpert chamado Operações, nesse banco eu criei uma tabela calculos, nessa tabela eu adicionei 2 campos, um ID e outro VALORES, a minha duvida eh a seguinte,
No delphi eu ajustei os controles inserir, salvar, deletar, ate ai tudo ótimo, inseri alguns valores nessa tabela, inseri um botao Calcular, e gostaria de saber como que faz que, al clicar nesse botao, ele pegaria todos os valores do campo VALORES e somaria todos esses valores e mostrasse em um Label por exemplo,
Obrigado pela compreensão de todos.
Xstickerrx
Curtir tópico
+ 0
Responder
Mssilva
with qryAuxiliar do
begin
Close;
SQL.Clear;
sql.Add(´SELECT SUM(Valores) AS Valores ´+
´FROM Calculos ´);
Open;
if FieldByName(´Valores´).Value = null then
edtTotal.Value:= 0.00 --> aqui usei um currencyedit pode usar outro componente.
else
edtTotal.Value:= qryAuxiliar.fieldbyname(´Valores´).Value;
end;
begin
Close;
SQL.Clear;
sql.Add(´SELECT SUM(Valores) AS Valores ´+
´FROM Calculos ´);
Open;
if FieldByName(´Valores´).Value = null then
edtTotal.Value:= 0.00 --> aqui usei um currencyedit pode usar outro componente.
else
edtTotal.Value:= qryAuxiliar.fieldbyname(´Valores´).Value;
end;
Responder
Gostei + 0
04/01/2008
Darkrme
Olá amigo, tem uma outra forma que vc pode fazer sem mecher no sql da sua query...
se vc tem uma query assim
´SELECT * from Operacoes´
vc pode fazer o seguinte
espero ter ajudado =)[/code]
se vc tem uma query assim
´SELECT * from Operacoes´
vc pode fazer o seguinte
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var i : integer; total : real; begin query1.open; query1.first; total := 0; for i := 1 to query1.recodcount do begin total := total + query1.nomedocampo.value; query1.next; end; label1.caption := floattostr(total); end;
espero ter ajudado =)[/code]
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)