somar uma coluna do dbgrid com adoquery

17/02/2013

0

boa tarde, sou iniciante MESMO em delphi e estou tentando desenvolver um livro caixa. Gostaria de somar uma coluna do gbgrid
o nome da coluna é ''ENTRADA'' uso banco de dados ACESS um datamodule com os seguintes componentes adoconection, adoquery,datasurce.

se puder postar um passo a passo, ficarei muito grato.
Luiz Silva

Luiz Silva

Responder

Posts

17/02/2013

Joel Rodrigues

E aí, beleza?

Bom, vamos lá. Com o seguinte código você consegue somar os valores de uma coluna e armazenar em uma variável:
total := 0;
query.First;
while not query.EoF do
begin
  total := total + query.FieldByName('COLUNA').AsFloat;
  query.Next;
end;


Aí a variável total terá armazenado o total da coluna 'COLUNA' (mudar o nome para a coluna que você deseja somar).
Ah, a variável total deve ter sido declarada.

Qualquer dúvida, é só falar.
Responder

27/02/2013

Luiz Silva

SOMA DAS CULUNAS DA DBGRID

ok. está somando as colunas do gbgrid, mais só apareçe o valor atualizado quando fecho sistema e entro novamente.

como disse acima, uso um adoquey, datamodule, adoconection, datasurce.
criei um campo na query onde nao existe na minha tabela, os campos sao totalentrada , totalsaida, saldosoma, todos fora criados para receber a soma das colunas entrada, saida e depois subtrair me dando o valor em totaldasoma.

está somando e subtraindo, mais como disse acima, nao atualiza no momento que faço uma operaçao de NOVO, EDITAR, EXCLUIR. tenho que fechar e abrir para atualizar
Responder

27/02/2013

Joel Rodrigues

Isso depende muito de onde você colocou o código para somar a coluna. Experimente colocar no evento onafterpost da query, que ocorre sempre que uma linha é inserida ou atualizada.
Abraço.
Responder

28/02/2013

Luiz Silva

isso depende muito de onde você colocou o código para somar a coluna. experimente colocar no evento onafterpost da query, que ocorre sempre que uma linha é inserida ou atualizada.
abraço.