Fórum Somar valores das ultimas 5 duplicatas via select #405007

14/07/2011

0

Ola pessoal,

Estou precisando realizar via select a soma das 5 ultimas duplicatas de um determinado cliente, o comando abaixo não está respeitando as 5 ultimas e sim todas que atendam a condição

Select first 5 sum(Valor) as Atrasado from contasreceber where (Situacao = 'A') AND (cast('11.07.2011' as date) - Vencimento) > 4 and (Cliente = 1)

alguma sugestão
José Junior

José Junior

Responder

14/07/2011

Thiago Mury

Helder, boa tarde.
Tente usar o comando ORDER BY campo(data) DESC, daí ele pega os 5 últimos no caso.
Att,
Responder

Gostei + 0

15/07/2011

Emerson Nascimento

Ola pessoal,

Estou precisando realizar via select a soma das 5 ultimas duplicatas de um determinado cliente, o comando abaixo não está respeitando as 5 ultimas e sim todas que atendam a condição

Select first 5 sum(Valor) as Atrasado from contasreceber where (Situacao = 'A') AND (cast('11.07.2011' as date) - Vencimento) > 4 and (Cliente = 1)

alguma sugestão

Seu enunciado está diferente da condição.

"...realizar via select a soma das 5 ultimas duplicatas de um determinado cliente..."

A instrução, da forma que está, irá trazer os 5 últimos títulos em aberto, desde que tenham mais de 4 dias para vencer.

seguindo o que já está na instrução, eu sugiro:

Select sum(Valor) as Atrasado
from contasreceber
where ID_ContaReceber in
   (Select first 5 ID_ContaReceber
    from contasreceber
    where (Situacao = 'A') AND (current_date - Vencimento) > 4 and (Cliente = 1)
    order by Vencimento desc)

Obs.: ID_ContaReceber deve ser substituído pelo campo chave da sua tabela.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar