Somar valores de duas tabelas e depois mostrar o maior

17/04/2020

0

Boa noite, estou estagnado aqui numa questão do trabalho onde ele quer que eu mostre o nome do estado com a maior população, eu já consegui mostrar a população de todos os estados mas na hora de exibir somente o maior eu não consegui fazer, vou botar aqui abaixo o que eu consegui mas não esta certo.

SELECT e.nome, SUM(m.populacao) pop
	FROM municipio m
	INNER JOIN estado e
	ON e.codestado = m.codestado
	GROUP BY e.nome
	HAVING SUM(m.populacao) > 30000000


Imagino que seja nesse caminho, mas não sei como exibir o resultado sem usar esse having, assim esta errado pois eu sei que o estado que tem mais população é são paulo então botei maior que 30.000.000.
Kauano

Kauano

Responder

Post mais votado

17/04/2020

Kauano, boa noite!

Segue a solução que acredito que possa te ajudar:

SELECT e.nome,
SUM(m.populacao) pop
FROM municipio m
INNER JOIN estado e
ON ( e.codestado = m.codestado )
GROUP BY e.nome
ORDER BY pop DESC
LIMIT 1

O que foi feito:

- Removi o HAVING
- Adicionei o ORDER BY pop DESC (Irá ordenar de acordo com o maior volume de população)
- Adicionei o LIMIT 1 que irá trazer somente a primeira linha e como utilizamos o ORDER BY pop DESC será a maior população

Erik Moreira

Erik Moreira
Responder

Mais Posts

17/04/2020

Erik Moreira

Boa noite, estou estagnado aqui numa questão do trabalho onde ele quer que eu mostre o nome do estado com a maior população, eu já consegui mostrar a população de todos os estados mas na hora de exibir somente o maior eu não consegui fazer, vou botar aqui abaixo o que eu consegui mas não esta certo.

SELECT e.nome, SUM(m.populacao) pop
	FROM municipio m
	INNER JOIN estado e
	ON e.codestado = m.codestado
	GROUP BY e.nome
	HAVING SUM(m.populacao) > 30000000


Imagino que seja nesse caminho, mas não sei como exibir o resultado sem usar esse having, assim esta errado pois eu sei que o estado que tem mais população é são paulo então botei maior que 30.000.000.
Responder

17/04/2020

Kauano

Funcionou, obrigado. Não tinha conhecimento dos comandos DESC e LIMIT.
Responder

17/04/2020

Erik Moreira

Então agora é só dar uma estudada neles que é bem simples.

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar