REVELAR

Fórum SP para Contar nº de Registros de uma Tabela #56634

25/07/2006

0

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Bom, primeiro gostaria de dizer que não sei nada sobre SP´s no Firebird. Nunca fiz, por isso talvez eu tenha uma pouco de dificuldade no começo.

Abri esse tópico por causa de uma sugestão de um amigo de fazer esse procedimento direto no banco, pois ele falou que é mais rápido isso.

Eu tava tentando fazer num form do meu programa, o StatusBar exibir o total de registros nessa tabela e o total de registros listados no momento, pois coloquei uma ´Pesquisa Rápida´ lá.

Então ele listaria assim. ´Total: 10 de 60´ por exemplo.

Só que ficaria meio complicado eu fazer duas pesquisas, sendo uma delas só pra pegar o valor do total de registros e a outra pra efetivamente listar os dados pesquisados.

Consegui fazer uma ´gambiarra´ pra isso funcionar e funcionou. Criei o seguinte procedimento no Delphi:

procedure TFrmVerTitulosNacionais.TotalRegistros; 
begin 
  DmDados.ClientTitulosNacionais.Close; 
    With DmDados.SqlTitulosNacionais do 
      begin 
        close; 
        CommandText := 
        ´Select * From TB_TITULOS_NACIONAIS´; 
        open; 
      end; 
    DmDados.ClientTitulosNacionais.Open; 
    TotalRegistrosTabela := DmDados.ClientTitulosNacionais.RecordCount; 

end; 

Ele vai me listar o total de registros na variável ´TotalRegistrosTabela´ e depois, na hora do usuário pesquisar, eu sempre chamo esse procedimento antes de fazer a pesquisa.

Aí que esse meu amigo sugeriu de fazer isso direto no banco de dados: Usando o IBExpert, eu vi que tenho onde fazer isso, mas não sei que comandos usar e quais nomes usar pra substituir aqueles dos componentes do Delphi que está nesse procedimento.

E também, como, no Delphi, eu ´chamaria´ essa variável criada na SP do Firebird?

Ah, estou usando a versão 1.5.3.

Grato pela ajuda pessoal. Sei que é muita coisa, mas qualquer ajuda é bem vinda, ainda mais pra poder melhorar meu código.

Abraços.

Aersoftware

Aersoftware

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar