SQL no delphi

28/04/2003

0

Ola pessoal. Eu sou novo no delphi mas eu programava a algum tempo com vb. No vb eu usava sql diretamente no codigo do programa sem prescisar colocar algum componente, a unica coisa que eu prescisava fazer era declarar o banco de dados como um tipo ´database´. No delphi eu presciso carregar Quere ou table etc. Qual o jeito do delphi onde a programacao em sql ficaria mais parecida com a que eu usava no vb?


Neoramza

Neoramza

Responder

Posts

01/05/2003

Db

Cara eu já trabalhei com VB e achava que era muito pratico declarar variáveis do tipo Resultset ou ADOConnection direto no código... mas no Delphi isso funciona de uma maneira mais prática, porque você pode utilizar os objetos [b:73e53e6eae] TADOConnection [/b:73e53e6eae] para conectar ao banco de dados via ADO e utilizar o [b:73e53e6eae] TADOQuery, TADOTable, TADOStoredProcedure [/b:73e53e6eae] para recuperar informações de tabelas ou executar stored procedures... Fazer o código na marra no delphi como era feito em vb não é viavel. Posso te garantir...


Responder

01/05/2003

Edmar Zatarin

E ai??

Olha, eu nunca programei em VB, por isso nao posso te falar se eh mais facil escrever instrucoes sql no VB do que no Delphi.
Soh sei que no delphi, vc tem que usar componentes para manipular as instrucoes sql, caso contrario nao tera sucesso.

Em se tratando de codigos sql, vc tem componentes na palheta DataAccess, o componente query por exemplo, para manipular a linguagem e tbem na palheta ADO, o ADOQuery.
Com um destes componentes no teu form, vc tera que criar uma conexao com o banco desejado e entao manipula-los por um processo de evento, como um button.

Ex:

query1.close; // fecha a query
query1.sql.clear; // limpa consulta anteriores
query1.sql.add(´ Select * From TabClientes ´); // adiciona instrucao
query1.open; // abre a query retornando os dados da consulta
// pra carregar os dados pesquisados em por ex., um edit
// eh soh fazer assim
if not query1.eof then // se nao for fim de arquivo da query, ou seja
// se ela nao esta vazia e sim com dados ela entra
edit1.text := query.fieldbyname(´Nome´).asstring; //edit recebe o nome
//do cliente pesquisado na consulta


espero ter te ajudado amigao

abracos


Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar